Primeiro Território Cultural do Ano

Publicado em: 14/03/2011 |

O último sábado (12/03) começou movimentado para os que participaram do primeiro Território Cultural de 2011. Logo pela manhã, atividades eram realizadas paralelamente na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e no Teatro Anhembi Morumbi. E o evento contou com a adesão do público.

Nos corredores da Escola e nas dependências do Teatro, aprendizes relataram o que esperavam das atividades. “Estou na expectativa de saber como funciona tudo isso que nos é oferecido e agregar com os conhecimentos adquiridos nos Cursos Regulares”, diz Lilian Prado, aprendiz do curso de Direção.

Para alguns, é a oportunidade de ampliar o aprendizado. “Quero conhecer um pouco de todas as áreas”, confessa Renata das Graças, aprendiz de Sonoplastia.

Uma das palestras que mais chamaram atenção, pelo tema abordado, foi a do homeopata Amadeu Amaral, que falou da leitura do corpo por meio da homeopatia. “O tema me despertou curiosidade sobre a relação da performance com a homeopatia. A questão da qualidade de vida, pensando em saúde, tem uma relação com a arte”, conta Márcio Renato, também aprendiz de Sonoplastia.

Além da palestra com Amaral, outras atividades foram desenvolvidas, como oficinas, encontros e apresentações de cenas. “As atividades têm um peso no que cada um estuda. E tudo isso entra no programa pedagógico apresentado”, observa Igor Augusto, do curso de Iluminação.

Para os recém-chegados à Escola, tudo era novidade. “Estou no aguardo do que será apresentado. Pretendo ter a capacidade de absorver o que será passado”, comenta Carlos Eduardo, aprendiz de Sonoplastia.

Para os veteranos, a expectativa é tão grande quanto a dos novos aprendizes. “Espero a interação de pessoas dos outros cursos e, claro, adquirir bastante conteúdo”, relata Aghidavid Luz, que cursa Iluminação.

Durante o evento, o coordenador pedagógico, Joaquim Gama, apresentou o projeto político pedagógico da Escola. Para ele, durante todos os Territórios Culturais fica evidenciada a principal função do evento. “Podemos dizer que serve de encontro entre os aprendizes de todos os Cursos Regulares e Módulos oferecidos pela SP Escola de Teatro”, conclui.