Prepare-se para o 1º Encontro de Sonoplastia da SP Escola de Teatro

Publicado em: 02/11/2010 |

Abordar conhecimentos que estimulam a comunicação pelo som em todas suas instâncias é a meta do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, coordenado por Raul Teixeira.

A possibilidade de o aprendiz criar sua trilha sonora, que poderá ser produzida ao vivo ou gravada, utilizando-se dos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz, é um conceito colocado em prática nesse curso, mas, além do teatro, a experiência pode ser aplicada ao cinema, rádio, televisão e outras mídias, oferecendo, desta forma, uma visão mais ampla sobre a sonoplastia, arte que explora variantes expressivas do som, seja ele real ou imaginário.

Além disso, o curso tem como meta fomentar discussões, fóruns, seminários e encontros para complementar e ampliar assuntos ensinados em salas de aulas e, assim, se voltar para a comunidade teatral. Inspirado por essas premissas, Raul Teixeira organiza o 1º Encontro de Sonoplastia da SP Escola de Teatro. O encontro será realizado na primeira quinzena de novembro e reúne convidados de peso que atuam na área, além de formadores da Escola.

Quem é Raul Teixeira?

Além de coordenar o curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro, Teixeira foi realizador das trilhas sonoras do grupo Macunaíma – CPT (Centro de Pesquisa Teatral), sob a direção de Antunes Filho, durante os últimos 20 anos. Também respondeu pela técnica de som de consagrados espetáculos, trabalhando com renomados diretores e atores de teatro, como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Marco Nanini e Jorge Takla. Em 1996 e 1997, coordenou o primeiro curso de “Designer Sonoro – Sonoplastia para Teatro” no Centro de Pesquisa Teatral (CPT/Sesc). É diretor artístico do Teatro do Colégio Santa Cruz e foi responsável pela implantação dos recursos audiovisuais de espaços culturais, como o Teatro Anhembi-Morumbi, o Teatro Ópera de Ponta Grossa e dos 21 CEU’s (Centro Educacional Unificado) da Prefeitura de São Paulo.