Prêmio Solano Trindade: Lançamento do livro Eternizar em Escrita Preta e do Edital 2022

Publicado em: 20/09/2022 |

Nesta terça-feira, 20, a SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), lançou o edital 2022 do Prêmio Solano Trindade, que deve selecionar mais três peças de jovens dramaturgos negros a serem lançadas em livro em 2023. As inscrições poderão ser feitas até 4 de novembro, através deste link.

No mesmo evento também aconteceu o pré-lançamento do livro Eternizar em Escrita Preta, do Prêmio Solano Trindade 2021. O evento foi no hall da sede Roosevelt da SP Escola de Teatro às 19h e contou com a presença das 3 escritoras selecionadas e da equipe de colaboradores da instituição que ajudaram na produção da obra. Em breve, um lançamento oficial deve ser anunciado.

Sede Brás da SP recebe nova edição do projeto Tendas da Cidadania, do CDHIC, com o tema Primavera

A fim de traçar um panorama da nova produção dramatúrgica de jovens autores negros no Brasil, o concurso de 2021 selecionou publicações de três textos de estudantes de escolas de teatro do país, que foram publicados em livro, em formato impresso e digital. As dramaturgas vencedoras na última edição do prêmio foram Amanda Carneiro, com o texto Atropelo; Amanda Pessoa com Limiar ou Primeiro Impulso para que Algo Aconteça, e Mariana Ozório, escritora de Piscinas: um estudo sobre águas.

Com a abertura do edital 2022, celebra-se a  a terceira edição do concurso cultural, que há dois anos busca destacar e promover produções artísticas, ampliando o acesso de dramaturgia para jovens autores negros. A ação, que em 2020 resultou no livro Prêmio Solano Trindade – Coletânea Jovens Dramaturgos Negros 2020, revela a importância de se investir nas artes cênicas, que movimentam a economia e geram emprego e renda, seja no palco ou nos bastidores. Além de levar entretenimento para diversas pessoas ao redor do mundo.

->> Confira AQUI

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 04 de no0vembro, exclusivamente por este LINK.

Anexar apenas um PDF salvo com o nome completo do inscrito contendo toda documentação solicitada em edital (listada abaixo), e o texto de dramaturgia inédita.

Anexo I: Texto (peça teatral);
Anexo II: Comprovante(s) de matrícula em nome do autor em escola de arte, ou diploma de conclusão de curso de até 03 anos antecedente a data de publicação deste edital;
do autor em escola de arte, ou diploma de conclusão de curso de até 03
anos antecedente a data de publicação deste edital;
Anexo III: Autodeclaração de pertencimento à Etnia Negra (download AQUI) .
Anexo IV: Cópia colorida de documento de identificação com foto (RG, CNH ou RNE)

Dúvidas podem ser enviadas através do e-mail [email protected]

PRÊMIO

A premiação é uma homenagem ao ator, diretor, cineasta, escritor e militante pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), em cuja obra fez marcantes denúncias contra o racismo e o preconceito no Brasil.

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões