É HOJE! Prêmio Solano Trindade: Lançamento do livro 2020 e do Edital 2021

Publicado em: 09/09/2021

Nesta quinta-feira, 9, a SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), lançará a primeira edição do livro Prêmio Solano Trindade – Coletânea Jovens Dramaturgos Negros 2020.

A fim de traçar um panorama da nova produção dramatúrgica de jovens autores negros no Brasil, o concurso selecionou no ano anterior publicações de três textos de estudantes de escolas de teatro do país, que foram publicados em livro, em formato impresso e digital.

Neste ano, o lançamento acontece de forma online, a partir das 20h, através do canal do YouTube da Escola.

Na conversa irão participar os autores selecionados e a comissão avaliadora, formada pela dramaturga e diretora Luh Maza, o bibliotecário Ueliton Alves, o jornalista Miguel Arcanjo Prado e a coordenadora de Dramaturgia da Escola, Marici Salomão, além do diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral.

As peças escolhidas no edital lançado em 2019 foram: “Guerras Urbanas”, de Camila de Oliveira Farias, do Rio de Janeiro, “Como Criar para um Corpo Negro sem Órgãos?”, de Lucas Moura, de São Paulo, e “Medeia Homem”, de Robinson Oliveira, do Rio Grande do Sul.

No mesmo evento também acontece o lançamento do edital 2021 do Prêmio Solano Trindade, que deve selecionar mais três peças de jovens dramaturgos negros a serem lançadas em livro em 2022.

Confira AQUI o edital na íntegra

PRÊMIO

A premiação é uma homenagem ao ator, diretor, cineasta, escritor e militante pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), em cuja obra fez marcantes denúncias contra o racismo e o preconceito no Brasil.

 




Relacionadas:

Notícias | 25/ 10/ 2021

Conheça o ID Jovem: projeto que permite a jovens de baixa renda viagens gratuitas pelo Brasil

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 10/ 2021

O que é adaptação?

SAIBA MAIS

Notícias | 23/ 10/ 2021

Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

SAIBA MAIS