Prêmio Shell de Teatro divulga indicados no primeiro semestre de 2014 em São Paulo

Publicado em: 23/07/2014 |

O 27º Prêmio Shell de Teatro divulgou ontem (22) os indicados no primeiro semestre de 2014 em São Paulo.

O grande destaque foi a peça “Trágica.3 – Electra Medéia Antígona”, que recebeu indicações em cinco categorias: atriz, direção, figurino, iluminação e música. “Assim é (se lhe parece)” também agradou e conquistou três indicações (ator, direção e iluminação).

Vários dos artistas que tiveram seus trabalhos reconhecidos têm alguma relação com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A própria “Trágica.3”, por exemplo, que é assinada por três nomes: Heiner Muller, Caio de Andrade e Francisco Carlos. Este último cumpriu residência artística entre 2013 e este ano na Escola.

“Trágica.3” (Foto: Divulgação)

“Os que vêm com a maré”, que rendeu indicação a Sérgio Roveri, foi dirigido por três artistas que têm forte relação com a Escola: Maria Alice Vergueiro, que cumpriu residência artística na Instituição; Fernando Neves, artista residente; e Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção. Além disso, o elenco conta com dois colaboradores da Instituição: Dione Leal e Ricardo Pettine.

Caetano Vilela foi lembrado pela iluminação de “Assim é (se lhe parece)”. O artista acaba de orientar na Escola o curso de Extensão Cultural “Iluminação para além do teatro”. “Vidas privadas” tem no elenco Lavinia Pannunzio, que já ministrou aulas na Instituição e orientou aprendizes no Experimento do primeiro semestre deste ano.

O projeto “Vira-latas de aluguel” apontou como “Inovação”. O trabalho desenvolvido na comunidade de Heliópolis foi concebido e dirigido por Daniel Gaggini, que foi eleito Personalidade do ano no Prêmio Acessibilidade 2013, promovido pela Escola.

Confira, abaixo, a lista completa:

Autor:

Leonardo Cortez por “Madito benefício”

Sérgio Roveri por “Os que vêm com a maré”

Direção:

Guilherme Leme por “Trágica.3 – Electra Medéia Antígona”

Marco Antônio Pâmio por “Assim é (se lhe parece)”

Ator:

Roney Facchini por “Ou você poderia me beijar”

Rubens Caribé por “Assim é (se lhe parece)”

Atriz:

Clara Carvalho por “Ou você poderia me beijar”

Denise Del Vecchio “Trágica.3 – Electra Medéia Antígona”

Cenário:

Marco Lima por “Vidas privadas”

Zé Valdir e Marcelo Lazzaratto por “Maldito benefício”

Figurino:

Gabriel Villela e José Rosa por “Um réquem para Antonio”

Glória Coelho por “Trágica.3 – Electra Medéia Antígona”

Iluminação:

Caetano Vilela por “Assim é (se lhe parece)

Tomás Ribas por “Trágica.3 – Electra Medéia Antígona”

Música:

Fernando Alves Pinto, Letícia Sabatella e Marcello H por “Trágica.3 – Electra Medéia Antígona”

Jonatan Harold por “Florilégio musical II, nas ondas do rádio”

Inovação:

Projeto Vira-Latas de Aluguel pela projeção, capacitação e acessibilidade da linguagem teatral na comunidade de Heliópolis.

Texto: Felipe Del