Prêmio focado em protagonismo feminino abre inscrições em 4 categorias de roteiro

Publicado em: 05/05/2021 |

Começa nesta quarta-feira, 5, as inscrições para o Cabíria Prêmio de Roteiro, iniciativa que visa celebrar e incentivar o protagonismo das mulheres no teatro e no audiovisual. O prazo para se cadastrar é até 15 de junho.

A cerimônia de premiação, desde 2019, integra as atividades do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, sediado no Rio de Janeiro. O evento será realizado entre 06 e 17 de outubro e, pelo segundo ano, em formato online.

Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro reúne 12 peças das 5 regiões do Brasil

Uma das novidades desta edição é a parceria com a ABRA – Associação Brasileira de Roteiristas e Autores – que premiará uma escritora finalista de mais de 40 anos, com uma mentoria com a roteirista e diretora Sylvia Palma, experiente em narrativas ficcionais e não ficcionais.

A premiação oferece 4 categorias em 2021: “roteiro do piloto de não-ficção”, “roteiro de longa de ficção”, “argumento de longa de ficção infantojuvenil” e “roteiro do piloto de série de ficção”. Os roteiros e argumentos inscritos precisam ter ao menos uma protagonista feminina e ser de autoria de roteiristas mulheres, podendo ser em coautoria com pessoas(s) de outra(s) identidade(s) de gênero. A temática é livre.

Confira as 10 minibiografias da série Grandes Cenógrafos da SP Escola de Teatro

Para tirar dúvidas e estimular as inscrições, serão realizadas lives acerca de cada categoria. Já estão confirmadas as seguintes: dia 06 de maio – Renata Mizrahi, dramaturga e roteirista, finalista da categoria argumento de longa infantojuvenil, em 2020. Dia 14 de maio – Ana do Carmo, vencedora em primeiro lugar da categoria de longa de ficção em 2020. Dia 21 de maio – Ana Abreu, roteirista especializada em projetos de não-ficção, que trabalhou em séries de TV como “Mestre do Sabor”, “Fazendo a Festa”, “Eu sou Assim” (GNT, indicada ao Emmy Internacional na categoria melhor série documental). Dia 28 de maio – Alice Marcone, no universo das narrativas de séries ficcionais, a convidada é a roteirista, atriz e cantora que roteirizou as séries “Noturnos” (Canal Brasil) e “Setembro” (Amazon Prime Video); foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” (HBO) e da inédita “Manhãs de Setembro”, que estreia em junho na Amazon Prime.

Para as inscrições até 15 de maio, a taxa terá valor promocional de R$65. De 16 de maio a 15 de junho será cobrada a tarifa regular de R$90. Roteiristas mulheres PcD, negras, indígenas e pessoas trans poderão requisitar gratuidade nas inscrições, mediante formulário simplificado de autodeclaração, conforme regulamento.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas nas redes sociais do Cabíria:

@cabiria_festival | facebook.com/cabiriafestival

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024

Sesc Belenzinho apresenta “Elefante”, espetáculo que reflete sobre o envelhecimento