Por que fazer os cursos de Difusão Cultural?

Publicado em: 27/01/2011

Os cursos de Difusão Cultural, oferecidos pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, têm como intenção trazer a comunidade à Escola e levar a Escola à comunidade.
 

Ministrados por renomados nomes ligados a arte, os cursos são implantados sob os mesmos preceitos pedagógicos e artísticos dos Cursos Regulares e atendem a uma necessidade ímpar que é propor um complemento essencial à formação global e cidadã que a Instituição faz valer.
 

Para Juliano Casimiro, da Difusão Cultural, a relevância dos cursos é evidente. “É importante porque procuramos abrir espaço para que as pessoas consigam manter suas próprias pesquisas. Para ele, é um espaço de troca. “Estamos atentos ao mercado e fazemos, constantemente, pesquisas com os orientados.”
 

São nove novos cursos já confirmados. Alguns terão dois módulos em que se complementam como os ministrados pelo Mestre em teatro, pela ECA/USP, Alexandre Mate, pelo psicanalista Sergio Zlotnic, pelo jornalista Kil Abreu, por Nadja Turenko, formada em mímica corporal, pelo músico Paulo Afonso e pela artista plástica Heloísa Cardoso.
 

Com início no dia 14 de março, as aulas, ainda, contarão com a pedagoga teatral Alice K e Ana Paula Galvão, especialista em Gestão Cultural e Organização de Eventos.
 

Cursos como o de Construção de Instrumentos Musicais, Criação de Elementos Visuais para Teatro, Formas do Realismo e Emergência da Performance na Cena Contemporânea, Mímica Corporal Dramática, Produção Cultural, Utilização Sonora de Objetos, entre outros, serão oferecidos gratuitamente aos interessados.
 

As aulas pretendem unir criadores e pensadores de inúmeras esferas e criar um elo entre a população e os artistas amadores e profissionais. Tudo isso em busca de manter o bom desenvolvimento dos conteúdos e do perfil dos ministrantes convidados.
 

Ao visar trocas culturais, o aprendizado e a integração de pessoas, os cursos de Difusão Cultural cumprirão as etapas de iniciação, reflexão e produção, além, claro, de proporcionar uma oportunidade para aprendizes e interessados em geral ampliarem seus conhecimentos sobre teatro.