EN | ES

“Ponto de Partida”

Publicado em: 28/03/2011 |

O Projeto Primeiro Sinal, um espaço para grupos emergentes, jovens artistas, novas linguagens e maneiras de pensar a poética teatral, variadas formas de concepção cênica, diversidade estética e experimentação, abriu as portas para a Trupe Nohgáticus, que fez uma releitura do espetáculo “Ponto de Partida”, de Gianfrancesco Guarnieri.
 

Em cartaz no Sesc Consolação, a partir do dia 28 de março, a peça conta com Mariana Paudarco e Vitor Yamaguchi, responsáveis pela sonoplastia, e aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
 

“O processo de sonoplastia partiu da pesquisa sobre a música oriental. Adaptamos os estudos para a utilização de elementos sonoros tradicionais. A proposta foi, exatamente, uma releitura”, diz Yamaguchi, que também toca guitarra.
 

O espetáculo é uma parábola da morte de Vladimir Herzog, em 1975, e fala do corpo de um poeta que pende de uma árvore na praça de uma aldeia medieval. A morte de um homem livre perturba toda a população, pois ninguém acredita que alguém tão amante da vida e das pessoas pudesse pôr fim à própria existência. Com sua morte, inicia-se um inquérito para saber se foi suicídio ou assassinato.
 

Através de uma fábula trágica, Gianfrancesco Guarnieri discute temas como os mecanismos de ação do poder e a potência transformadora da arte e da luta pela liberdade. O grupo aproveita a fresta deixada por Guarnieri em seu mito para propor uma experiência estética intercultural. Construindo pontes entre o Japão medieval e o Brasil da década de 70, o grupo tece caminhos que levam do Nô às formas épico-líricas estruturantes do texto original.
 

Em sua segunda temporada, “Ponto de Partida” é vista por esses aprendizes como o primeiro passo para um futuro promissor. “As coisas já estão funcionando e é fruto do trabalho que vai muito além da sorte”, confessa Mariana.
 

A reestreia do espetáculo gera grandes expectativas. “Estamos muito felizes. Queremos deixar nosso coordenador, Raul Teixeira, muito orgulhoso”, conclui a aprendiz.
 

Serviço:
Texto: Gianfrancesco Guarnieri
Direção: Pedro Braga
Elenco: Carlos Gontijo, Juliana Ladeira, Larissa Alvanhan, Natália Sanches e Tiago Nogueira
Quando: segunda e terça, às 21h
Onde: Sesc Consolação, Rua Dr. Vila Nova, 245, Centro, São Paulo
Informações: (11) 3234 3000
Duração: 1h30
Ingressos: R$ 10,00
Temporada: De 28/03 a 19/04