Pluralidade É Tema de Bate-Papo com Lucia Romano

Publicado em: 27/11/2012 |

Pluralidade. Eis uma das palavras que melhor caracterizam Lucia Romano, a artista convidada do Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (29), às 16h, aqui no portal.

Na conversa virtual, a multifacetada atriz, produtora e pesquisadora vai falar sobre o desempenho de várias funções por um profissional das artes cênicas. Para isso, vai se valer de sua própria experiência, que inclui trabalhos em vários campos.

“A arte e o teatro contemporâneos caracterizam-se pela invenção de parâmetros estéticos e críticos próprios. No caso do ator e da atriz, essa abertura poderia ser traduzida numa multiplicidade de estilos e até mesmo na ausência de uma linguagem interpretativa mais integrada. Conversaremos sobre os ‘ganhos’ e ‘perdas’ presentes nessa realidade da cena nacional atual”, explica Lucia.

Essa diversidade já começa a ser percebida em sua trajetória acadêmica: Lucia é bacharel em Teoria do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com especialização em Dança-Teatro na mesma Universidade e em Dance Studies no Laban Centre/London. Possui, ainda, o título de Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e é Doutora em Artes Cênicas na ECA/USP, sobre o tema “criação feminina no teatro contemporâneo”.

Em 2008, publicou o livro “O Teatro do Corpo Manifesto – Teatro Físico” (Ed. Perspectiva). Lucia também colaborou nos livros “Dicionário do Teatro Brasileiro” e “J. Guinsburg, a Cena em Aula”. É organizadora e colaboradora dos cadernos de processo “O Caminho dos Mortos”, “Cadernos Livre Nóz – VemVai”, “Caderno Livre Nóz – Raptada pelo Raio” e “Caderno Livre – Cia. Livre Dez Anos”.

Como atriz, tem passagem pelos grupos Barca de Dionisos, Teatro da Vertigem e Cia. Teatro Balagan e, atualmente, integra a Cia. Livre, onde é atriz-criadora e produtora. Alguns de seus últimos trabalhos são: “O Idiota”, com direção de Cibele Forjaz; “Tchekhov 4”, com direção de Adolf Shapiro; e “Raptada Pelo Raio”, com a Cia. Livre. Co-dirigiu “Porco Sentado Com Asas de Homem Dilacerado”, eleito Melhor Espetáculo de Dança do Cultura Inglesa Festival 2010.

Além de teatro, Lucia já se envolveu com cinema. Em 2010, atuou nos filmes “Super-Nada”, de Rubens Rewald e Rossana Foglia; “Harmathia, Ventos do Destino”, de Rondon de Castro, e “Uma Primavera”, de Gabriela Amaral.

Bate-Papo Online: Lucia Romano

Tema: “A Pluralidade nas Artes Cênicas”

Quando: Quinta-feira (29), das 16h às 17h

www.spescoladeteatro.org.br/chat