Pioneira no digital, SP Escola de Teatro celebra 4 mil espectadores na Mostra de Experimentos Cênicos do 1º semestre de 2021

Publicado em: 28/07/2021 |

A SP Escola de Teatro encerrou nesta semana com público total de cerca de 4 mil espectadores sua Mostra de Experimentos Cênicos, realizada de 21 a 27 de julho, referente ao primeiro semestre de 2021.

Todas as ações foram montadas e apresentadas de forma remota na SP Escola de Teatro Digital na plataforma Sympla.

Chá com Bolacha: Podcast criado por estudantes de sonoplastia da SP lança novos episódios

Foram 12 montagens feitas de forma remota, contando com 25 apresentações, durante cinco dias de atividades digitais, com uma média de 800 ingressos retirados por dia.

Durante o primeiro semestre de 2021 os Módulos Verde e Azul pesquisaram duas temáticas importantes para os dias de hoje: Comunicação Não Violenta e Obsolescência Programada.

As obras do dramaturgo Mark Ravenhill e do artista visual e pesquisador Lucas Bambozzi também foram fontes de referências utilizadas pelos estudantes da SP ao longo destes meses e suas ideias reverberaram nos projetos apresentados. O público acompanhou um rico material pedagógico, artístico e social.

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro: público de 4 mil espectadores na Mostra de Experimentos Cênicos – Foto: Andre Stefano

Para Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro, o êxito da Mostra e a forte presença dos espectadores no digital refletem a importância de a Escola se manter viva e atuante, sempre ligada à contemporaneidade.

“É muito entusiasmante criar essa aproximação e saber que cerca de 4 mil pessoas tiveram interesse nos conteúdos criados e oferecidos por nós. Acima de tudo, traz a importância que o teatro ainda tem na vida das pessoas e como ele é fundamental para trabalhar com o pensamento simbólico”, declara.

Para Gama, o sucesso de público é visto mais como um desafio e necessidade de aprimoramento de linguagens cada vez mais, lembrando que mesmo após a pandemia o teatro digital deve permanecer.

“Nesse sentido há na SP Escola de Teatro um esforço de fazer arte e teatro, mas também uma condição política de fazer teatro, pois vivemos em um país onde o teatro e a educação vêm sendo ameaçados a cada momento, mostrando a importância do compartilhamento de trabalhos desse tipo”, conclui.

Por Rodrigo Barros
Edição Miguel Arcanjo Prado

Notícias | 27/ 03/ 2024

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é celebrado no dia 27 de março