EN | ES

Peter Greenaway no Brasil

Publicado em: 04/05/2012 |

“O cinema morreu!” O homem que fez essa declaração é o cineasta inglês Peter Greenaway. Para ele, a sétima arte precisa se reinventar e se integrar às novas tecnologias. Iniciou sua trajetória como pintor, em 1964, e logo após trabalhou como editor de vídeo para o governo do Reino Unido. Aos 24 anos de idade deu seus primeiros passos produzindo curtas-metragens. Hoje, seus trabalhos são uma mescla das artes plásticas e das inovações tecnológicas.

 

Neste semestre, a pedagogia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco adotou as obras do artista como material de trabalho para as investigações cênicas do Módulo Azul. Durante este período, os aprendizes irão desenvolver seus estudos sobre o eixo temático performatividade. 

 

Em abril, o artista comemorou 70 anos e em sua homenagem, o Cinema da Usp – Paulo Emílio (Cinusp) realiza a mostra “O Cinema de Peter Greenaway” que abriu quarta-feira (2) e vai até 18 de maio. São 45 anos de carreira, entre títulos de obras audiovisuais, filmes de curta e longa-metragem, especiais para TV e documentários. A programação traz desde “Contrato do Amor”, sua estreia no cinema comercial, em 1982, até o longa mais recente, “Ronda da Noite”, em 2007, inspirado na obra homônima do pintor Rembrandt. 

 

O artista já visitou o Brasil em 2007 no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc Videobrasil, no qual exibiu “Tulse Luper Suitcases”, um projeto multimídia que reunia 3 longas e uma exposição de instalações e objetos. Nesse mês, ele participa, ainda, da conferência Fronteiras do Pensamento, no dia 8, realizada na Sala São Paulo.

 

Serviço

Mostra “O Cinema de Peter Greenaway”
Quando: Até 18 de maio
Onde: Cinema da Usp – Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181, Colméia – Favo 4, Cidade Universitária
Informações http://www.usp.br/cinusp/

 

Texto: Leandro Nunes