Perspectiva sobre a Pedagogia do Teatro

Publicado em: 14/09/2010 |

“Produzir arte com a formação e atuar na área acadêmica ajuda a compreender a relação do teatro formal com a pedagogia do teatro”, afirma Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Para explicar melhor essas e outras questões, Gama foi convidado abordar sua perspectiva sobre a pedagogia do teatro, falar de suas referências e trazer dicas sobre a profissão de ator/pesquisador em uma conversa virtual na quinta-feira (16), às 16h, no site da Escola.

Joaquim Gama é mestre e doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), docente do componente curricular Jogos Teatrais, na Universidade de Sorocaba (Uniso), onde também é coordenador dos cursos de Licenciatura em Teatro, Artes Visuais, Dança e Música.

Atua também como professor do componente curricular Arte e Educação, no Departamento de Educação da Faculdade São Bernardo do Campo, é encenador do Grupo Experimental de Teatro (GET) e membro da curadoria do Teatro Humboldt. Suas pesquisas dão ênfase à Pedagogia da Arte e abrangem os seguintes temas: ensino e aprendizagem; teatro, experimentação, jogo popular e jogo teatral; teatro, apreciação e leitura de imagem; corpo, movimento e alegoria.

Gama sempre teve sua trajetória profissional relacionada às artes do palco. Após se formar em Artes Cênicas, fez um curso técnico na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, para adquirir o DRT e poder trabalhar como ator e diretor. Hoje, possui uma carreira que passa pela atuação, direção, além de áreas técnicas e acadêmicas.

Participe. Você é o nosso convidado.

SERVIÇO:

Bate-Papo Online

Convidado: Joaquim Gama
Tema: “Pedagogia do Teatro”
Dia: 16 de setembro (quinta-feira)