EN | ES

Performance urbana ‘Cegos’ volta a São Paulo e convida interessados a participar

Publicado em: 22/08/2014 |

Desde 2012, a performance urbana “Cegos”, do grupo de Teatro, Performance e Intervenção Urbana Desvio Coletivo, roda pelo Brasil e por várias cidades do mundo. Na próxima segunda-feira (25), a intervenção volta a São Paulo, e o grupo está convocando estudantes, performers e pessoas ligadas às artes que estejam interessadas em fazer parte dessa experiência.

 

Para integrar a ação, que terá início nas proximidades do Poupatempo da Sé, às 13h, não é necessário possuir experiência artística: basta frequentar a Oficina de Intervenção Urbana, que será realizada no dia 24 de agosto, das 10h às 19h, no Sesc Pinheiros. Faça sua inscrição. Cada inscrito deverá levar o seu figurino para participar da oficina/performance.

 

“Cegos” lança uma provocação sobre o aprisionamento da vida moderna, levando às ruas dezenas de homens e mulheres, em trajes sociais, cobertos de argila e de olhos vendados. Elas caminham lentamente, interferindo poeticamente no fluxo cotidiano da cidade. A concepção do trabalho é de Marcos Bulhões e Marcelo Denny. Bulhões já ministrou e Denny ainda ministra aulas nos Cursos Regulares na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Com a ruptura no ritmo dos espaços, a obra critica a redução da nossa existência à função produtiva e ao consumo, o excesso de trabalho, o aprisionamento e a petrificação da vida, a automatização do cotidiano e a degeneração ética que se alastra no atual estágio da sociedade.

 

A primeira edição da intervenção foi realizada em outubro de 2012, na Avenida Paulista, causando grande repercussão. Em 2014, está presente na programação do circuito Palco Giratório, da Rede Sesc, em circulação  por 23 Estados brasileiros. Além de cidades de todo o Brasil, como Natal (RN), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Paraty (RJ) e Porto Alegre (RS), a performance chegou a Barcelona (Espanha), Amsterdã (Holanda) e Paris (França).

 

Ficha técnica 

Realização: Desvio Coletivo, em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da USP (Universidade de São Paulo) 

Concepção: Marcos Bulhões, Marcelo Denny 

Direção: Marcos Bulhões, Marcelo Denny e Priscilla Toscano 

Coordenação da Oficina de Intervenção Urbana: Marcos Bulhões e Priscilla Toscano 

Coordenação de Produção: Chai Rodrigues 

Assistência de produção: Marie Auip

Técnica e Assistência de produção: Thomas Fessel e Tiago Salis 

Atuação: Chai Rodrigues, Marcelo Prudente, Marcos Bulhões, Marie Auip, Mario Filho, Priscilla Toscano, Rodrigo Severo, Rodrigo Spavanelli, Sylvia Aragão, Tiago Salis, Thomas Fessel e Vanessa Hoschett.

 

Serviço

Performance urbana “Cegos”

Quando: Dia 25/8, às 13h

Onde: Próximo ao Poupatempo Sé

Praça do Carmo, s/nº (próximo à Estação Sé do Metrô)

 

Oficina de Intervenção Urbana

Quando: Dia 24/8, das 10h às 19h

Onde: Sesc Pinheiros

R. Pais Leme, 195 – Pinheiros

Inscrições aqui

Mais informações: www.desviocoletivo.com