Performance em Imagens

Publicado em: 23/01/2013 |

Tente imaginar as cenas: Um homem com máscara de jumento e vestes indígenas, fazendo uma espécie de ritual em meio a um círculo de fogo. Um rapaz seminu, com seu corpo inteiramente coberto por sagu, estendendo a mão para quem quiser provar de seu sabor. A silhueta de um flautista, destacada em frente a uma projeção contendo gráficos com informações sobre o desemprego e o encarceramento nos Estados Unidos.

Elas ficaram eternizadas em imagens flagradas durante o 8º Encontro do Instituto Hemisférico de Performance & Política, promovido pelo Hemispheric Institute, da Universidade de Nova York em parceria com o Sesc, o Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP e a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Para conferir a Galeria de Fotos, clique aqui.

Entre os dias 12 e 19 de janeiro, o Encontro, um dos principais eventos de performance das Américas, que teve como tema “Cidade/Corpo/Ação – A Política das Paixões nas Américas”, levou ao público uma extensa gama de performances, além de peças teatrais, artes visuais (exposições), dança, intervenções urbanas, palestras, mesas redondas, grupos de trabalho e debates acadêmicos com artistas, ativistas e estudantes.

No teatro da Sede Roosevelt da Escola, foi promovido o Trasnocheo, festival de performances, restrito aos participantes do evento, que encerrava os dias do encontro com três horas de atrações. Durante a semana, em diferentes andares do prédio, exposições, instalações e outras performances podiam ser conferidas pelo público.

Para saber mais sobre o que rolou em cada um dos dias do evento, acesse as matérias abaixo:

Abertura do 8º Encontro do Instituto Hemisférico de Performance & Política

Hemispheric Institute na SP Escola de Teatro: Balada Performática