Pedagogia da SP Escola de Teatro é o tema do 8º episódio de série de podcasts do Sesc Digital

Publicado em: 17/12/2020

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, foi o convidado do oitavo episódio da série de podcasts “Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator”, do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do SESC.

Em conversa com a apresentadora Mariana Delfini, ele relembrou o processo de criação e idealização da escola, as inspirações pedagógicas e o sistema singular da instituição, que propõe uma formação modular em que os alunos escolhem o percurso de aprendizado.

Ivam contou como foi o processo de desenvolvimento da matriz pedagógica da escola, que é complexo: “No início do projeto, queríamos responder duas perguntas: ‘Qual a escola do seu sonho? Qual escola você gostaria de estudar? ’ Queríamos estudar em uma escola que fosse gratuita. Estudar em uma escola que me conecte com o mundo, que me leve para estudar fora do brasil. Foi aí que usamos a pedagogia de Milton Santos, entendendo territórios, globalização, quebra de fronteiras. Também a de Paulo freire, sobre a autonomia do estudante de forma saudável. Fomos nos aprofundar também na física quântica, com Fritjof Capra, cuja abordagem está apoiada na sustentabilidade.

Ao longo da entrevista, o diretor executivo relembrou o o início da Instituição e como ela se mantém atualizada, ano a ano, com as demandas e perspectivas do mundo moderno e dos novos estudantes.

Em 2020, a SP Escola de Teatro completou 10 anos de existência, e para celebrar o marco, 12 coletivos formados por estudantes e artistas egressos da SP Escola de Teatro apresentaram espetáculos para espectadores de todo o país, através das plataformas digitais.

Confira o episódio do podcast aqui




Relacionadas:

Notícias | 26/ 02/ 2021

Grupo Farra ColetivA, com estudantes egresso da SP, se apresenta no Festival TEIMA

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 02/ 2021

Selo Lucias: ‘Para ser um trabalhador da cultura é preciso ter coragem’, diz Ueliton Alves

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 02/ 2021

Série Grandes Dramaturgos: Marta Góes

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign