Peça sobre ódio e intolerância estreia na SP Escola de Teatro

Publicado em: 11/11/2017 |

Foto: Rodrigo Baroni / Divulgação

Com texto e direção de Alex Araújo, o espetáculo traz no elenco dois atores que se revezam nas 16 figuras presentes na dramaturgia do diretor. O trabalho é resultado de um intenso processo de formação dos atores, que se debruçaram por três anos em treinamentos e debates a partir da pesquisa do grupo sobre violência.

Na montagem, um jovem de periferia é capturado por dois policiais milicianos que o torturam barbaramente. Cortam sua carne, escalpelam seu corpo, e desferem inúmeros murros e chutes contra ele, mas de modo inexplicável ele não morre. O caso acaba por comover uma multidão descontrolada que vai as ruas interceder pelo garoto, o que, por sua vez, gera o interesse de políticos e de um líder religioso.

Esmiuçar a violência urbana e o discurso de ódio, em ascensão nos grandes centros de todo o mundo, é o objetivo da Cia do Caminho, que comemora 10 anos de grupo com a estreia de “Piche”, nesse sábado (11), às 21h, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.

Para o diretor e dramaturgo Alex Araújo, o espetáculo fala sobre indiferença, intolerância e a incapacidade de um sujeito suportar o outro. “A peça investiga como surge a vontade sádica de um sujeito querer tomar posse do corpo do outro. Como é que surge essa ânsia por dominação? O estupro, a tortura, as regras desmedidas da religião e dos bons costumes e a neurose do homem de bem. Aquilo que se exacerba transbordando os limites do aceitável, do inimaginável”, conta ele.

Durante a temporada, sempre aos domingos e após as apresentações, acontecerão ciclos de conversas sobre dramaturgia e violência, com participação de autoras e diretoras da cena teatral paulista, entre elas, Marici Salomão no dia 12 de novembro, Dione Carlos no dia 19 de novembro, Maria Shu no dia 26 de novembro, e Michelle Ferreira no dia 3 de dezembro.

circle

Onde: SP Escola de Teatro, sede Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação). Não possui estacionamento.

Quando: De 11 de novembro a 11 de dezembro. Sáb., às 21h; dom., às 20h; seg., às 21h.

Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) – à venda na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.

Quantidade de lugares: 40

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024