EN | ES

Peça recria universo de Tarantino na comunidade de Heliópolis

Publicado em: 01/11/2013 |

A comunidade de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, é o palco de “Vira-latas de aluguel”, espetáculo gratuito dirigido por Daniel Gaggini, diretor do prestigiado festival Cine Favela de Cinema. A encenação adota, como cenário, um boteco, um salão transformado em igreja evangélica e um beco. 

 

Na trama, um bando é chamado para roubar uma carga que está sendo transportada pelos Correios. No ato do roubo, dá tudo errado, e alguns bandidos começam a suspeitar que há um infiltrado entre eles. Além disso, descobrem que a carga não é bem o que pensavam e passam a suspeitar que foram também traídos pelo Patrão, o chefe do bando.

 

A montagem foi inspirada em “Cães de aluguel”, primeiro longa-metragem do diretor americano Quentin Tarantino, e é fruto de um projeto de capacitação teatral iniciado em fevereiro deste ano, com a proposta de estimular a cultura e a formação de atores. A princípio, 30 foram selecionados para experimentar vivências nas artes cênicas. Desses, 16 foram escolhidos para montar a peça, em processo colaborativo. Ao final, 10 foram selecionados para compor o elenco.

 

 

Para dar mais veracidade às cenas de luta, eles passaram por preparação corporal, com aulas de artes marciais, e aulas das mais variadas áreas. O ator Caco Mattos, que é artista residente do curso de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, ministrou aulas de clown aos atores e cuidou da preparação de elenco.

 

Escrito a partir de improvisações, o texto passou por uma revisão feita pelos próprios moradores da comunidade, para garantir uma linguagem mais convincente e próxima ao universo de Heliópolis. 

 

Com sessões de sexta a domingo, a partir das 20h, a peça fica em cartaz até 15 de dezembro. Para garantir seu lugar na plateia, o espectador precisa reserva ingresso por telefone ou email: (11) 3141-1595 / 11 98483-8263 e [email protected]

 

Para facilitar a ida do público, a produção disponibiliza uma van que sai do Sesc Ipiranga, às 20h, e segue para o Metrô Sacomã. O trajeto até Heliópolis dura cerca de 10 minutos. A peça começa dentro da van. No caminho até a primeira locação, um bar. No decorrer do espetáculo, o público caminha poucos metros até a sede do Cine Favela, a segunda locação, ambientada como uma igreja.

 

Serviço

“Vira-latas de aluguel”

Quando: Sexta a domingo, a partir das 20h (até 15/12)

Onde: Sede Cine Favela

Rua do Pacificador, 288 – Heliópolis

Tel.: (11) 3141-1595 / (11) 98483-8263

E-mail: [email protected]

Grátis

 

Pontos por onde passa a van

Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga

Metrô Sacomã

Na saída da Rua Bom Pastor

O espectador deve estar em um destes endereços às 20h

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS