Paulo Herculano fala sobre Trilha Sonora

Publicado em: 21/11/2012 |

Em sua estante, vários prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), recebidos por seus trabalhos em direção musical e trilha sonora para teatro. Seu nome é Paulo Herculano, consagrado músico, compositor, diretor e ator paulista. Ele é o participante do Bate-Papo Online, realizado pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, nesta quinta-feira, às 16h, aqui no portal.

Durante a conversa virtual, os internautas poderão tirar suas dúvidas acerca do tema “Composição de Trilha Sonora para as Artes Cênicas”, uma das especialidades do convidado.

Herculano iniciou sua incursão pelo universo musical pelas teclas do piano, logo aos cinco anos. Aos 17, conquistou seu diploma no Conservatório Carlos Gomes. Naquela época, também cursou a Escola Livre de Música Pró-Arte de São Paulo, onde estudou com Hans Joachim Koellreuter, Damiano Cozzela, Roberto Schnorremberg, José Kliass, Hans Graf e Ernst Mahle, entre outros.

Em 1957, recebeu uma bolsa de estudos para ter aulas de piano com Bruno Seidlhofer, na Academia de Música de Viena (Áustria). Mais tarde, de 1961 a 1963, também ganhou bolsas do governo alemão e, em 1970 e 1971, obteve incentivo para o Curso de Musicologia da Universidade Sorbonne, na França. Naquele ínterim, em 1996, fez a direção musical e composições para os espetáculos “Como se Fosse um Crime” e “Livres e Iguais”.

Além de compositor e professor de piano, cravo e órgão, em aulas particulares e instituições como a Escola Livre de Música Pró-Arte de São Paulo, a Escola de Música Faap, o Instituto Musical e a Escola Municipal de Música de São Paulo, foi fundador e cravista do conjunto Musikantiga. Também excursionou para Portugal com o grupo Confraria, apresentando dois espetáculos (um de música medieval e renascentista e outro de música brasileira antiga).

Depois de trabalhar como produtor musical e apresentador de programas de rádio, dedicou-se à composição de trilhas para balé, trabalhando para os espetáculos “Nosso Tempo” e “Percussão para Oito”, além de assinar a coordenação musical de “Cantata”.

Em 1988, participou do evento “Tributo a Brecht” (1988), de Antonio Abujamra, no Sesi. Em 1997, ministrou o curso “Expressão Vocal para Atores” pela Funarte. No mesmo ano, juntamente com Myriam Muniz, dirigiu o show “Brejeiro”, com os Trovadores Urbanos. Coordenou ainda eventos de música erudita na Sala São Luiz e dirigiu, para o Ballet Stagium, o espetáculo “Old Melodies”.

Aos interessados em integrar a conversa, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat, na data e horário marcados.

Bate-Papo Online: Paulo Herculano

Tema: “Composição de Trilha Sonora para as Artes Cênicas”

Quando: Quinta-feira (22), das 16h às 17h

www.spescoladeteatro.org.br/chat