Patricia Borin, estudante egressa da SP, ministra oficina gratuita sobre a memória de dramaturgas da época da ditadura civil militar brasileira

Publicado em: 26/10/2022 |

Foto: Carol Melgaço

No próximo sábado, 29 de outubro, a estudante egressa do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, Patricia Borin, conduzirá uma oficina teatral gratuita no Complexo Cultural Funarte SP. A iniciativa faz parte do projeto Um território para nós – encontro entre universidade, comunidade e criação cênica feminista, uma iniciativa das estudantes da graduação de Artes Cênicas da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e das pesquisadoras do Grupo de Pesquisa Poéticas Atorais (CNPq), orientadas pela Profa. Dra. Lúcia Romano, pesquisadora nas áreas de artes cênicas, dança e pedagogia, com ênfase em interpretação teatral, performance, corporeidade, performatividade de gênero, teatro e feminismo e processos de criação.

Inscreva-se no workshop gratuito e presencial Olhares: poéticas críticas e escrita criativa sobre teatro

Na oficina Criação da mulher em processo: encontro com pesquisadoras serão discutidas e experimentadas reflexões e práticas do teatro feminista, a partir de pesquisas em curso no Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp, orientadas pela Profa. Dra. Lúcia Romano, com a participação das e dos integrantes do Grupo de Pesquisa Poéticas Atorais (Cnpq).

A pesquisadora Patricia Borin abordará no encontro como fio condutor a memória oculta das dramaturgas que produziram durante o período da ditadura civil militar brasileira, para que as/os/es participantes revisitem a história do teatro brasileiro e, a partir disso, coloquem em prática um exercício dramatúrgico decorrente das provocações.

A área de Dramaturgia da SP é direcionada à formação de novos dramaturgos, visando estimular novas percepções de mundos e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. Depois de seus aprendizados na Escola nessa linha de estudo específica, atualmente, Patricia Borin está com o mestrado em andamento com o foco em sua pesquisa sobre As autoras dos anos 70 e 80: um estudo sobre a teoria dramatúrgica do teatro político brasileiro, sob orientação da Profa. Lúcia Romano pela Unesp.

Processo Seletivo 1/2023 – Confira os dias e horários das avaliações do primeiro momento

Serão ofertadas 25 vagas para as primeiras pessoas que se inscreverem neste formulário até o dia 28 de outubro.

Serviço:
Criação da mulher em processo: encontro com pesquisadoras
Data: 29/10/2022
Local: Complexo Cultural Funarte SP, Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos
Ministrada por Patricia Borin
25 vagas – Inscrições aqui
Projeto de Extensão “Um território para nós” – encontro entre universidade, comunidade e criação feminista (Proec – UNESP)

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões

Notícias | 02/ 05/ 2024