Pascoal da Conceição volta a interpretar Mário de Andrade em peça digital sobre a vida e a obra do autor

Publicado em: 15/08/2021

Pascoal da Conceição/Foto: Divulgação

Nacionalmente famoso por interpretar  Mario de Andrade na televisão e no teatro, Pascoal da Conceição homenageia o escritor agora em formato digital. Querido do público pelo personagem Dr. Abobrinha no infantil Castelo Rá-Tim-Bum, o ator possui uma vasta experiência em interpretar Mário de Andrade em centenas de performances, chegando inclusive a vivenciar o poeta e romancista em diferentes minisséries de televisão como JK e Um Só Coração, da TV Globo.

Governo de SP dá a largada para as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna

Pascoal realiza, entre os dias 10 de agosto até 7 de setembro, conversas com: Pedro Fragelli, que tem o escritor como tema de seu doutorado, Renato Borghi, um dos nomes mais importantes do Teatro Oficina, Renata Carvalho, fundadora do MONART – Movimento Nacional de Artistas Trans –, Oswaldo Camargo, um dos escritores negros mais destacados e proeminentes das últimas décadas, e Lincoln Antônio, que buscando inspiração em Mário, viajou pelos sertões brasileiros para registrar os fundamentos da cultura nacional, ainda hoje tão invisibilizada. As lives, que são uma espécie de “esquenta” para seu espetáculo, acontecerão todas as terças-feiras às 20h no YouTube através desse link aqui.

Peça Mário de Andrade Desce aos Infernos

A peça Mário de Andrade Desce aos Infernos tem o nome inspirado no livro A Rosa do Povo, do grande amigo de Mário, Carlos Drummond de Andrade. O projeto coloca Pascoal, também em apresentação virtual, no desafio de interpretar não apenas textos originais em poesia, prosa, conferência e crônica, mas também toda a trajetória de Mário de Andrade e sua importância na luta pela cultura nacional, sua participação e criação de movimentos como a Semana de Arte Moderna, o aniversário de São Paulo e o Grande Cortejo do Patrimônio, entre outros importantes eventos na vida do escritor.

Antes das apresentações, uma roda com todos os responsáveis pelo projeto será feita para discutirem com os espectadores como chegaram às decisões para a montagem, deixando o público bem à vontade e inteirado do que será apresentado. A peça tem estreia marcada para o dia 9 de outubro, não por acaso, a mesma data de aniversário de Pascoal e Mário. A partir dessa data também terá início a websérie feita a partir de recorte do espetáculo, comentados por Pascoal, de 10 a 22 de outubro, em duas sessões diárias: às 11h e às 22h.

O projeto, a partir de uma conferência que Mário de Andrade apresentou no salão da Biblioteca do Itamaraty, em 1942, também inclui 5 oficinas entre os dias 24 e 28 de outubro, coordenadas por Pascoal da Conceição, atores e convidados.




Relacionadas:

Notícias | 24/ 01/ 2022

SP Transvisão E Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual da Sec. da Justiça e Cidadania promovem mutirão de emissão de RG com o nome social

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 01/ 2022

Emoção, homenagens e muito talento: confira como foi o show de abertura da 10ª edição da SP Transvisão, na sede Roosevelt

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 01/ 2022

Confira a programação da semana de abertura do Cine Satyros Bijou, que reabre as portas nesta terça, 25

SAIBA MAIS