Não é da natureza do ser humano aceitar o que é diferente. A homofobia é um exemplo desse desrespeito que preocupa não só o País, mas o mundo inteiro. Como forma de questionar essa conduta tão frequente atualmente, o autor Lucianno Maza promove uma leitura dramática do seu texto “Contramão”, que ocorre hoje (19), no Masp.
A iniciativa faz parte do projeto Letras Em Cena, criado em 2006 pelo ator, autor e produtor Clóvys Tôrres e pela atriz e bailarina Marina Mesquita. Seu objetivo é estimular encontros entre autores, atores, poetas, produtores, diretores e público em geral, por meio de leituras de peças de teatro, poesias, cartas, ensaios e contos.
A história de “Contramão” se desenrola a partir de um encontro romântico entre dois jovens homossexuais em uma casa noturna. Quando os dois voltavam para a casa, andando por uma grande avenida, foram surpreendidos por quatro rapazes homofóbicos, que os espancaram covardemente. Após a surra, que causou a morte de um deles, o grupo fugiu.
A partir daí, o autor conta a luta da mãe do sobrevivente por justiça. Ele descreve, também, o esforço da vítima para se restabelecer física e psicologicamente. A vida caminha até que os destinos deles se cruzam novamente.
Maza conta que sentiu a necessidade de escrever sobre o assunto, tomando como base os recentes ataques homofóbicos ocorridos na Avenida Paulista, pois acredita ser urgente a reflexão sobre essa realidade. Para isso, pesquisou sobre a homossexualidade no Brasil atual, os grupos homofóbicos de skinheads e neo-nazifascistas, sua formação e pensamento.
No elenco da leitura estão nomes como Débora Duboc, Gustavo Haddad, Rosaly Papadopol, Fábio Lucindo, Haroldo Ferrari, Fábio Rhoden, Davi Kinski, Fernão Lacerda, Fernando Fecchio, Verlaine Pretto, Javert Monteiro e Thiago de Rogatis.
Sobre Lucianno Maza
Ao longo de sua carreira, o autor escreveu 15 peças, das quais seis foram encenadas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Parte de sua obra está reunida em volume solo da Coleção Primeiras Obras – da Adaap em parceira com a Imprensa Oficial e com Os Satyros Literatura –, indicada ao Prêmio Jabuti de Literatura 2010. Já dirigiu montagens de textos de Gabriela Mellão e Fernando Ceylão, além de inúmeras leituras dramatizadas. Como crítico, é editor do site Caderno Teatral.
Serviço
Leitura dramática do texto “Contramão”, de Lucianno Maza
Quando: 19/9, às 19h30
Onde: Grande Auditório do Masp
Av. Paulista, 1.578 – Bela Vista
Tel.: (11) 3251-5644
Ingressos: Entrada Franca
Texto: Jéssika Lopes