Palhaço Online

Publicado em: 09/09/2010 |

Com o tema “A Linguagem do Palhaço: Palhaço Comunica– ação”, o convidado para o próximo Bate-Papo Online da SP Escola de Teatro é o diretor e ator Esio Magalhães. Ele iniciou seus estudos em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 1996, formou-se na Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP). Em seguida, estudou Teatro Popular, com o ator, dançarino e músico Antônio Nóbrega, e Máscara e Commedia Dell’Arte, com a atriz, diretora e pesquisadora de teatro, Tiche Vianna.

É sócio-fundador do Barracão Teatro, espaço de investigação e criação artística, onde realiza pesquisa sobre a linguagem da máscara e o trabalho do ator como meio da expressão teatral. Foi integrante do grupo Doutores da Alegria, atuou com o palhaço Lerris Colombaioni, no espetáculo “Um Giro Nel Cielo” e no ”Circo Ercolino”. Na Itália, participou da XII Sessão da Universidade do Teatro Eurasiano, encontro de pesquisadores de teatro de diversos países do mundo, sob coordenação de Eugenio Barba, diretor italiano e figura central no teatro mundial, fundador e diretor do Odin Teatret.

Em parceria com Tiche Vianna, foi responsável pela preparação corporal dos atores para a primeira temporada de “Hoje É Dia de Maria”, minissérie exibida pela Rede Globo. Atuou no curta-metragem “Curra Urbana”, de Thiago Mata Machado. Assessorou por quatro anos a ONG Operação Arco-Íris, na formação de palhaços para o trabalho em hospitais.

Junto ao Barracão Teatro, atuou em espetáculos como: “A Julieta e o Romeu”, com direção de Naomi Silman; “Encruzilhados entre a Barbárie e o Sonho” e “Freguesia da Fênix”, sob direção de Tiche Vianna; “O Pintor”; “Circo do Só Eu”; “WWW para Freedom”; “A Marvada Caloimbina”; e “Amor Te Espero”, no qual também assinou a dramaturgia e a direção.

Como diretor, trabalha com o Circo Teatro Caramba e com o grupo Los Circo Los. Realizou, ao lado de Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha), a dramaturgia e a direção do espetáculo “Lembranças de Presente”, e dirigiu o grupo Flautins Matuá no espetáculo musical “Fuá na Cidade”.

A conversa virtual será realizada no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, hoje (09), às 16h.

Participe. Você é nosso convidado.