EN | ES

Palhaçada + Tragédia

Publicado em: 18/09/2012 |

Palhaços em cena, interpretando… tragédias. Os clowns se aventuraram por vários caminhos ao longo do curso “As Máscaras Ocidentais: Commedia Dell’Arte, Clown e Bufão”, promovido pela Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, sob a orientação de Cida Almeida e Sofia Papo.

 

Na noite de ontem (17), o curso chegava ao seu fim e, para o encerramento, as orientadoras propuseram uma apresentação de cenas de três das maiores tragédias teatrais, duas delas gregas: “Édipo-Rei”, de Sófocles; “Medeia”, de Eurípides; e “Romeu e Julieta”, de Shakespeare. Para tanto, os participantes se dividiram em três grupos, se reuniram para bolar um roteiro, vestiram suas roupas e colocaram uma boa dose de improvisação na maleta. 

 

“Esta é a parte mais gostosa. É uma apresentação simples, para amarrar a ideia de como o palhaço raciocina sobre o teatro e sobre esses clássicos”, comentou Cida.

 

Logo, a sala se tornou um reduto de personagens insólitas. As que estavam em cena garantiam a diversão com o programa “Casos de Família Grego”, entre várias outras palhaçadas. A plateia, praticamente inteira formada por clowns em suas vestes, respondia com provocações e interagia com as esquetes. 

 

Ao final, Cida se mostrava satisfeita com o resultado do trabalho, que deu continuidade ao estudo iniciado em “Núcleo de Estudos em Máscaras – Máscaras Expressivas (O Tempo e a Máscara)”, outro curso ministrado por ela e Sofia, no primeiro semestre. “Vemos um resultado claro durante esses meses juntos, principalmente no que diz respeito à prática do ator. O objetivo era o treinamento do ator, acima de tudo”, comentou Cida.

 

Segundo ela, foi empregado o método da pedagogia da máscara para “buscar a identidade do ator”, seja para comédia ou não, com foco na ética teatral que orienta a conduta do artista perante seu trabalho. 

 

“O curso foi transformador. As dinâmicas se complementaram bem e tivemos mais tempo de construir com o corpo”, observou Fernando Carril, um dos participantes. 

 

Entre os pupilos de Cida e Sofia, além dos elogios ao método empregado, era comum o gostinho de quero mais. “Foi bem bacana, Estou com elas desde o outro curso. Espero que em breve tenhamos novas oportunidades como essa”, disse Danilo Alves Lopes. 

 

De 1º de outubro a 5 de novembro, as duas artistas voltam a orientar um curso de Extensão Cultural, chamado “Do Clown ao Artista Fabulador”. E ainda dá tempo de participar: as inscrições ficam abertas até 20 de setembro e podem ser feitas aqui.

 

 

Texto: Felipe Del