Acontece neste sábado (13) às 10h o Território Cultural “Acorda, Brasil! Cativeiro acabou!”, com o músico e pesquisador Lincoln Antonio e organizado pela Pedagogia da Escola. A palestra será transmitida online no YouTube, no canal da SP Escola de Teatro.
O debate de Antonio terá como foco o tema da abolição no repertório musical tradicional brasileiro. Ele conduz uma apreciação de diversas cantigas da tradição popular que tratam do “tempo do cativeiro” e da abolição do trabalho escravo. Jongo, moçambique, congada, batuque de umbigada, candomblé angola e samba são alguns dos gêneros abordados através de áudios e vídeos.
Esse Território Cultural terá mediação de Tâmara David, coordenadora do curso de Sonoplastia da Escola. O evento faz parte do Projeto Cecília.
Sobre Lincoln Antonio
Compositor, pianista, pifeiro e produtor cultural. Formado em composição e regência pelo Instituto de Artes da Unesp. Estudioso das culturas populares, das rodas e das músicas de rua. É criador e integrante do grupo A Barca, da banda de pífanos Epifolias e do coletivo Sambadêra. Trabalha ainda com música para teatro e dança, desde a criação até a preparação musical de elencos. Gravou os CDs O ouvido das canções, Quintal e Entrevista com Stela do Patrocinio. Com o grupo A Barca realiza pelo Brasil diversos projetos de circulação de espetáculos, oficinas, registros em campo e produção de CDs e DVDs, entre eles Turista aprendiz, Baião de princesas e as caixas Trilha, toada e trupé e Coleção Turista Aprendiz. Gravou ainda com Suzana Salles, Cida Moreira, Péricles Cavalcanti, Ceumar, Di Freitas, Mauricio Pereira, Juçara Marçal e Kiko Dinnuci, entre outros. No teatro, como diretor musical, compositor e arranjador, trabalhou com Marco Nanini, Bibi Ferreira, Márcio Aurélio, Debora Duboc, Cibele Forjaz, Maria Alice Vergueiro, Esther Góes, Denise Fraga, Leticia Sabatella, Cia. do Latão, Cia. São Jorge de Variedades, As Graças, Fraternal Cia., Cia. Livre, Cia. do Feijão e Núcleo do Cientista, com o qual realiza o espetáculo Entrevista com Stela do Patrocínio, de sua autoria, com Georgette Fadel e Juliana Amaral.