Os Satyros levam “Édipo na praça” a Bragança Paulista

Publicado em: 26/07/2013 |

O espetáculo “Édipo na praça”, nova produção teatral da companhia Os Satyros, fundada por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, respectivamente, diretor executivo e coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, terá sua pré-estreia  cidade de Bragança Paulista (a 88 quilômetros de São Paulo), amanhã (27), às 20h30, durante o Festival de Inverno 2013. A montagem marca a parceria dos Satyros com o Coral da Cidade de São Paulo, regido pelo maestro Luciano Camargo.

Os Satyros já realizaram várias montagens a partir de textos clássicos gregos. A Trilogia da Grécia Virtual, encenada em Curitiba, era composta pelos seguintes trabalhos: “Prometeu agrilhoado”, “Electra” e “Medeia”. Em 2003, o grupo, já de volta a São Paulo, montou “Antígona”, que viria a ser indicado para o Prêmio Shell de Teatro.

Em 2013, momento no qual Os Satyros desenvolvem suas pesquisas sobre Teatro Expandido e Humanidade Expandida, a trupe volta a pesquisar nos clássicos do teatro para levantar seus temas.

O texto original
Édipo é um mito constante na cultura grega clássica. A história do rei tebano, que descobre ser o assassino de seu próprio pai e ter desposado a própria mãe, foi tema para o texto “Édipo Rei”, de Sófocles, considerado o maior entre os trágicos gregos.

Todas as questões levantadas na obra são relevantes para a humanidade até os dias de hoje: “Fazemos escolhas ou cumprimos o destino?”; “Temos o controle sobre os acontecimentos de nossas vidas?”; “Nossa arrogância pode causar nossa cegueira?”.

A abordagem dos Satyros

Nesta encenação, Os Satyros buscaram realizar uma pesquisa desconstruída do mito, tentando esmiuçar aspectos importantes da nossa relação com o mundo atual.

Por outro lado, o grupo realizou uma parceria bastante profícua com o Coral da Cidade de São Paulo, regido pelo notável maestro Luciano Camargo, que colaborou para a criação de um espetáculo único.

Em 16 de agosto, está prevista a estreia da montagem na Praça Roosevelt, na capital paulista.

Peça: Édipo na Praça

Roteiro: Rodolfo García Vázquez, Óscar Silva e Reinol Sottolongo
Direção: Rodolfo García Vázquez
Cenografia: Marcelo Maffei