EN | ES

Os Dois Lados da Moda

Publicado em: 28/09/2011 |

O porão do Centro Cultural de São Paulo serve como palco de uma mistura entre peça e performance no novo espetáculo da Cia. Nova de Teatro, “Caminos Invisibles… La Partida”, que fica em cartaz até 16 de outubro, com entrada franca. A direção é da multiartista Carina Casuscelli.

 

Poesia latina, músicas andinas antigas com sonoridade contemporânea e tecnologia multimídia são elementos presentes na montagem, que estabelece um paralelo entre a moda e a trajetória de imigrantes sul-americanos que deixam seus países na esperança de prosperar em São Paulo, mas acabam, muitas vezes, sendo submetidos à mão de obra escrava e vivendo em condições precárias.

 

“Caminos Invisibles” (Foto: Divulgação)

 

Essa problemática das grandes cidades levou o grupo a utilizar de outro recurso para retratar o tema. Pensando também em sustentabilidade, bolsas e camisetas serão confeccionadas durante a performance, feitas com pelos de cachorro que foram tosados na cidade e, depois, comercializadas. Além disso, o dinheiro gerado por essa produção artesanal garantirá o autossustento do espetáculo.

 

Reforçando o olhar crítico perante  sociedade atual, além de colocar em cena questões relativas à mão de obra escrava, a situação irregular de imigrantes no País e o consumismo desenfreado,  Casuscelli pensou em utilizar pelos de cachorros para estabelecer uma relação entre eles – que hoje podem ser encontrados aos montes em pet shops – e o mercado sustentado pelas roupas tecidas com pelo de outro animal, a llama dos Andes. 

 

A apresentação mostra, com uma visão contemporânea, os surpreendentes encontros entre culturas, identidades e raízes diferentes, por meio da mistura entre música tradicional andina, canto, dança, textos em quéchua e aymará – famílias linguísticas da região andina – , teatro documental e vídeos.

 

“Caminos Invisibles… La Partida” também marca o início da parceria entre a Cia. Nova de Teatro com o coletivo peruano Yuyachkani, que está comemorando 40 anos de atividades. 

 

Serviço

“Caminos Invisibles… La Partida”

Quando: 23/9 até 16/10. Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 20h

Onde: Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra

Rua Vergueiro, 1.000 – Liberdade

Tel.: (11) 3397-4002

Entrada franca

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS