Os Atores da Indústria Cultural

Publicado em: 09/10/2012 |

Qual é o cenário da indústria cultural brasileira sob a ótica dos próprios “atores” dessa indústria? Esta é uma das perguntas centrais do Bate-Papo Online que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove, nesta quinta-feira (11), das 16h às 17h, com a participação da produtora cultural, pesquisadora e professora Gisele Jordão.

No debate, que leva o tema “Panorama Setorial da Cultura Brasileira”, a convidada tentará compreender o papel de cada ator e como eles se relacionam entre si. “Os atores observados foram o governo, a iniciativa privada e os produtores culturais, privilegiando a relação entre agentes e viabilizadores”, ela destaca.

Segundo Gisele, é imprescindível que os profissionais envolvidos com a cultura tenham capacidade de enxergar esse cenário. “Se a cultura e a arte são, necessariamente, centradas no talento humano, em seus vários contextos e realidades, entender os papéis e perspectivas dos atores da indústria é essencial para quem faz cultura.”

Gisele pesquisa e desenvolve estratégias de investimento em cultura para o segundo setor há mais de 15 anos, além de atuar na criação e implementação de propostas artístico-culturais como meio de comunicação. Desde 1999, é professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde dá aulas aos alunos dos cursos de graduação em Comunicação Social e cursos de Férias de Marketing Cultural.

Sócia da 3D3 Comunicação e Cultura há quase duas décadas, sempre focou suas pesquisas no entendimento da cadeia produtiva da cultura. Busca, também, alternativas em comunicação segmentada, voltada a públicos específicos.

Bate-Papo Online com Gisele Jordão

Tema: “Panorama Setorial da Cultura Brasileira”

Quando: Quinta-feira (11), das 16h às 17h

www.spescoladeteatro.org.br/chat