Oficina de Teatro do Oprimido no ABC, com Licko Turle, abre inscrições

Publicado em: 23/03/2023 |

Augusto Boal apresentando a metodologia do Teatro do Oprimido para diversos participantes em Nova Iorque.

Estão abertas as inscrições para a Imersão de Teatro do Oprimido no ABC, com Licko Turle | Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro do Oprimido, que acontecerá de 7 a 9 de abril, no Espaço Cultural Circo do Asfalto da cidade de Santo André. Atualmente, o espaço está sob a gestão do coletivo Amora Balaio Criativo, do qual um dos integrantes é o estudante egresso da SP Escola de Teatro Rodrigo Oliveira.

O curso será ministrado por Licko Turle, um dos fundadores do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro, ao lado de Augusto Boal, em 1986.

O percurso será prático e teórico, e tem o objetivo de introduzir, promover e difundir aos participantes o Teatro do Oprimido (TO), método teatral desenvolvido por Boal. A imersão apresentará uma visão geral da metodologia tanto às pessoas que já tiveram contato com o TO, quanto àquelas que estão conhecendo as técnicas pela primeira vez, possibilitando que todos possam participar juntos, sem qualquer pré-requisito.

Segundo Boal, “O Teatro do Oprimido (TO) é um sistema de exercícios físicos, jogos estéticos, técnicas de imagem e improvisações especiais, que tem por objetivo resgatar, desenvolver e redimensionar a vocação humana, tornando a atividade teatral um instrumento eficaz na compreensão e na busca de soluções para problemas sociais e interpessoais”.

Atualmente, o TO se configura como um amplo campo de investigação que se estende para além da esfera propriamente artística. A metodologia inclui profissionais de distintas áreas, desde que se tem a vontade de transmitir algum conhecimento através do teatro.

A oficina é uma ação independente de patrocínio ou edital, e por isso conta com a colaboração financeira dos participantes.

O ministrante

Licko Turle é ator, diretor e professor de teatro com doutorado e pós-doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO). Participou do Mandato de Teatro Legislativo (1993-1995) e foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2017-2019). Coorganizou as JITOU – Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (2013-2023). Foi Coordenador Pedagógico da PELE NEGRA –Escola de Teatro(s) Preto(s). Como professor, jurado, curador e ator, já trabalhou no Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Nicarágua, Guatemala, Cuba, EUA, Gana, Tunísia, Egito, Portugal, Holanda, Alemanha, França e Taiwan e em todos os estados do Brasil. Possui sete livros publicados nas áreas do Teatro Negro, de Rua e do Oprimido. Atualmente é professor Formador e Conteudista do curso de Licenciatura em Teatro a distância e pesquisador visitante do projeto “TEATRO DO OPRIMIDO- formação em rede” na UFBA, em Salvador/BA.

Vagas: mínimo 12 inscritos – máximo 20 pessoas
Inscrições: preenchimento de formulário
Datas e horários:
07/04 (sexta-feira) – 9h às 17h
08/04 (sábado) – 9h ás 17h
09/04 (domingo) – 9h às 13h
Carga Horária: 20 horas

Investimento/Formas de Pagamento
À vista, PIX, cartão de débito: R$456,00 (até o dia 15/03) OU R$480,00 (cartão de crédito, parcelado em até 3X R$160,00).
Alimentação inclusa: café da manhã para os três dias de curso e almoço para a sexta-feira e o sábado (domingo não haverá almoço).
Disponibilidade de 2 bolsas sociais: preferencialmente para mulheres, pardas/pretas, trans, baixa renda, moradora das cidades do ABCDMRR, com atuação comprovada em movimentos culturais e/ou sociais.
Hospedagem: R$50,00 a diária (quarto coletivo) ou R$100,00 (quarto individual) cobrado à parte conforme interesse.
Certificado: fornecido pelo GESTO – Grupo de Estudos do Teatro do Oprimido.

+ “Arte é sobre abraçar a vida em toda sua complexidade”: uma entrevista com o artista visual Per Hüttner

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024