O Tempo Não Para

“Dionísio foi atingido
pela loucura de Hera
indo perambular
ao lado dos seres selvagens,
dos loucos e dos animais.”
(Hino da SP Escola de Teatro)

O tempo não para na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. No último sábado (6), para marcar o início de um novo semestre, a Escola abriu suas portas para receber antigos e novos aprendizes no Território Cultural e muitas surpresas incríveis os aguardavam.

Ao subir as escadas da sede, já era possível notar uma das primeiras: em uma mostra dedicada aos novatos, veteranos de Cenografia e Técnicas de Palco expuseram alguns de seus trabalhos, desenvolvidos na Escola nos Módulos Verde e Azul. As criações tiveram a orientação de J.C.Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco, e dos formadores Telumi Hellen, Viviane Ramos, Igor Martins e Laura Reis.

“Em busca de encontrarem caminhos para seus processos de formação e criação, essa mostra, ainda inacabada, foi montada por alguns aprendizes dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco, bastante envolvidos e interessados no curso e na Escola”, explicou Serroni.

Assim, vestidos, quadros, esculturas, desenhos, cenários e, até as maquetes que integraram a Mostra das Escolas na 12ª Quadrienal de Praga, enfeitaram os corredores Escola. Também integraram a mostra, extensas faixas contendo os nomes de cada calouro. Pintadas com spray colorido e muito carinho, elas atraíram a atenção dos novos aprendizes.

Funcionários e corpo docente se reuniram para ouvir Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Escola, aos novos “integrantes” da família SP Escola de Teatro. A partir dessa conversa, cada aprendiz se direcionou às suas respectivas salas, onde coordenadores e formadores deram um prévia do que seria feito e estudado durante as aulas. Este, também, era um espaço para fazer novas amizades e conhecer um pouco mais sobre o curso escolhido.

Após quase duas horas de interação e descobertas, eis a surpresa final: o grupo italiano Teatro Tascabile Di Bergamo se apresentou no pátio da SP Escola de Teatro, encerrando sua passagem pelo País. Além da apresentação, o coletivo se preocupou em ensinar aos aprendizes algumas das atrações exibidas. E, sob aplausos, o grupo se despediu, desejando um ótimo início de aula a todos.

Veja fotos da exposição dos aprendizes aqui.

Texto: Jéssika Lopes