O Teatro e o Campo das Artes

Publicado em: 05/08/2010 |

Refletir sobre a interface entre psicanálise e teatro é uma proposta da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco com a organização do curso de Difusão Cultural “Diálogos Psicanálise – Teatro e o Campo das Artes”, ministrado por Sérgio Zlotnic.

O curso se baseia em comentários sobre o trabalho de Freud e de autores pós-freudianos sobre o campo das artes e da criatividade. A ideia é compreender a posição do sujeito que busca expressar os personagens heterogêneos que o habitam e como, desde uma pura intensidade, desenha-se uma figura que busca nome e narrativa.

Segundo o psicanalista Zlotnic, a aproximação da psicanálise com as artes cria um diálogo com o teatro numa via de mão dupla. “No limite, o ator acaba se fundindo com o personagem, compondo um ser único onde antes havia dois. O ator empresta, por fim, a sua própria subjetividade ao personagem, mas somente depois de tê-la descartado, numa ultrapassagem que se pretende tornar mais visível’, explica.

Sérgio afirma que a atuação envolve três aspectos. “Desenhar a experiência limite na qual o ator é lançado ao se expor no palco que abrange três aspectos, o ético, o estético e o técnico, que se fundem numa espécie de gênese, a ser definida. O ator, em silêncio, reescreve toda a peça que representa e refunda toda a história do teatro, a cada vez.”

“Diálogos Psicanálise – Teatro e o Campo das Artes” também procura esclarecer os vínculos que ligam a questão da memória e do trauma, do corpo e das sensorialidades, da dor e do sonho, no jogo da arte de representar. “Além de dizer o que quer que seja como se fosse pela primeira vez, o ator, num duplo desafio, diz [o que quer que seja] [como se fosse] pela última vez. A experiência de morte envolvida no ato do teatro está aqui também em destaque”, explica Zlotnic.

“O teatro se faz com o sujeito e a psicanálise fala de sujeitos”, comenta Juliano Casimiro, coordenador dos Cursos de Difusão da SP Escola de Teatro. “A ideia é desenvolver a área de conhecimento artístico voltado para o teatro. A psicanálise pode lidar diretamente com as artes e isso pode ser expandido para o teatro, num dialogo lógico.”

As inscrições para os novos cursos de Difusão Cultural serão realizadas até hoje, dia 5 de agosto. A lista dos selecionados estará disponível no site da Escola a partir de 9 de agosto. As matrículas devem ser efetuadas entre os dias 10 e 13 de agosto.  Saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição aqui