Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
EN | ES

O rosto como paisagem

Publicado em: 11/05/2010

Durante as manhãs do dia 6, 11 e 12 de maio, os aprendizes de Atuação tiveram aula de Visagismo com Adriana Vaz Ferreira Ramos, maquiadora e doutora em comunicação Semiótica da PUC/SP com ampla experiência na área de design de aparência de atores, figurino e maquiagem de caracterização.

 

Os alunos adquiriram um conjunto de técnicas de maquiagem para valorizar a beleza de um rosto pela concepção dos Elementos do Teatro Realista, eixo temático do Módulo Verde. “Primeiro, aprenderam a manusear a base e a usá-la a favor da imagem, propiciando uma pele neutra para, em seguida, poder trabalhar com outros materiais”, disse Adriana.

Depois de pincel, sombra molhada, contorno nos olhos e muito pó branco e cor da pele no rosto, os aprendizes fizeram desenhos de formas variadas na face. “A maquiagem é ritualística na vida e no teatro. O rosto é um quadro. Para modificá-lo, é preciso brincar. A técnica ajuda na brincadeira, no processo do ritual”, finaliza Fernanda Lopes Corrêa, aprendiz de Atuação.

 

Texto e Fotos: Lucas Arantes