O Riso e a Reflexão

Publicado em: 09/02/2011 |

Extrair não só o riso mas a reflexão é o desejo do dramaturgo Mario Vianna como orientador de um dos 13 cursos de Difusão Cultural oferecidos pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

“Comédias” será um curso de dois módulos no qual haverá o estudo dos fundamentos do humor e da comédia, desde as mais rasgadas até as mais elegantes, passando pelo humor negro, escatológico e ingênuo.

Vianna ensinará os participantes a escrever, produzir e encenar textos cômicos, por meio de debates sobre teorias do riso, com discussão de textos de Henri Bergson, Mikhail Bakhtin e Luigi Pirandello e análise de filmes e peças. “Há outros teóricos também. Mas meu forte é discutir exemplos práticos. Vamos pegar textos de Molière, Martins Pena e outros autores pra decifrar um pouco da técnica de comédia”, revela.

Por mais estabelecido que um profissional esteja na carreira, é sempre interessante e estimulante voltar a estudar e trocar ideias com outras pessoas.  “Gerações diferentes podem somar muitas experiências. Isso vale tanto para os alunos como para quem ensina. O questionamento constante, base do estudo, é que nos faz evoluir”, diz o dramaturgo.

Vianna não se considera um educador no sentido formal do termo, mas um profissional de teatro que discute e debate ideias, projetos e trabalhos práticos. Motivado por conhecer outras “figuras” e aprender com elas, optou ser orientador dos cursos de Difusão Cultural, pois eles jogam luz sobre temas específicos e mais focados. “Participei da primeira fornada dos cursos de Difusão Cultural, quando eram realizados em um só módulo, mais longo. Dividir parece mais estimulante e menos cansativo”, conclui.

Vianna formou o Núcleo dos 10 com a orientação do também dramaturgo Luís Alberto de Abreu. Recebeu menção honrosa no concurso nacional de textos teatrais inéditos, promovido pelo Ministério da Cultura, em 2000, com a peça “Flechadas do Teu Olhar”. Seus textos “Vamos?” e “Vestir o Pai” também receberam prêmios em duas edições do concurso de dramaturgia promovido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre, em 2000 e 2001. Teve três espetáculos montados pelo Grupo Parlapatões: “Mistérios Gulosos”, “Um Chopes, Dois Pastel e uma Porção de Bobagem” e “Pantagruel”.

As inscrições para o curso “Comédias | Módulo: da Teoria à Prática” estão abertas no link. O curso será realizado às segundas-feiras, das 9h às 12h. Com início em 14/03 e término em 02/05.