O que é um Auto teatral?

Publicado em: 21/12/2020

Uma das formas mais populares do teatro medieval, o Auto é uma composição teatral que surgiu na Espanha em meados do século XII. Composto por um único ato que transita entre o religioso e o profano, suas personagens alegóricas simbolizam as virtudes, os pecados, anjos e demônios. 
 
A definição de Auto se tornou um problema na época, já que o termo poderia ser associado a qualquer modalidade do gênero dramático de um só ato. 
 
Um dos maiores representantes dessa modalidade é o português Gil Vicente, com obras que são encenadas até os dias de hoje, como é o caso do seu famoso Auto da Barca do Inferno. Já no Brasil, contamos com grandes nomes mundialmente famosos, como Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida, e João Cabral de Melo Neto com seu Auto de Natal Pernambucano, mais conhecido como Morte e Vida Severina.

Relacionadas:

Notícias | 12/ 05/ 2021

O que é ato?

SAIBA MAIS

Notícias | 10/ 05/ 2021

O que é arquétipo?

SAIBA MAIS

Notícias | 07/ 05/ 2021

O que é Teatro Total?

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.