Você sabe o que é a Commedia Dell´Arte?

Publicado em: 14/12/2020 |

Forma de teatro popular que surgiu na Itália em meados do século XV.

Ao contrário da Commedia Erudita, suas apresentações eram feitas em palcos improvisados em ruas e praças públicas. Eram baseadas na espontaneidade dos atores, que seguiam apenas um pequeno roteiro simplificado, conhecido como (cannovaccio). Por esse motivo, ficou também conhecida como “Commedia All’Improviso” (Comédia do Improviso).

As companhias itinerantes possuíam uma estrutura familiar, geralmente compostas por artistas que se dividiam nas tarefas diárias e interpretavam personagens fixos por toda a vida. As principais personagens da Commedia Dell’arte são: Arlecchino, Colombina, Pantalone, Brighella, Pedrollino, Pulcinella, Dottore, Capitano, Orazio e Isabella.

Além dos figurinos coloridos e do uso de máscaras, proibidas na época, as apresentações contavam com música, dança, acrobacias e diálogos

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024