EN | ES

O Mistério no Expresso do Oriente

Publicado em: 12/08/2011 |

Um trem, cinco clowns, entre eles, um atrapalhado detetive e a rainha do suspense Agatha Christie são os pilares de “O Mistério no Expresso do Oriente”, espetáculo infantil que estreia amanhã (13/8) e tem em seu elenco o ator Fabricio Licurso, formador-convidado do curso de Atuação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Esta misteriosa história, contada de forma divertida e repleta de perseguições, se utiliza da linguagem da máscara do palhaço e pretende abordar, de maneira cômica e divertida, o universo de suspense e mistério de Agatha Christie.

 

O grupo acredita que, com o uso da máscara do palhaço, consegue lidar com aspectos aparentemente densos e amedrontadores de maneira cômica e lúdica e, dessa forma, apresenta a obra da autora para a nova geração, com o intuito de resgatar o encanto da emocionante brincadeira de detetive.

 

Assim, livremente inspirada em “Assassinato no Expresso do Oriente”, famoso romance de Agatha Christie, publicado em 1934, a montagem busca contrapor o suspense peculiar presente na narrativa da autora à inadequação inerente ao palhaço.

 

Sob a direção de Maristela Chelala, com a contribuição de um olhar e continuidade do treinamento das aulas da Cristiane Paoli Quito, além da preparação física de Fernando Sampaio, o mergulho à obra se faz por um viés psicológico e por meio de estudos de partituras físicas cômicas, que se aproximam do imaginário da criança.

 

As fugas divertidas nos filmes protagonizados pelo ator Buster Keaton, com um pouco das atrapalhadas de Peter Sellers em  “Um Tiro no Escuro” e uma pitadinha do clima misterioso do desenho animado Scooby Doo são as referências que o grupo encontrou para alimentar a imaginação e rechear de humor essa intrigante história.

 

Em um trem em movimento, ação construída fisicamente pelos atores, as personagens passam por perseguições e interrogatórios e, como em um jogo de detetive, o clima de desconfiança vai aumentando e se torna presente entre todos os passageiros.  Assim, “O Mistério no Expresso do Oriente” está repleto de muitas perseguições e acrobacias dignas dos melhores filmes de ação. Tudo isso, claro, com um ponto vermelho no nariz.

 

Serviço:
“O Mistério no Expresso do Oriente”
Quando: Sábados e Domingos, às 18h
Onde: Teatro Cultura Inglesa – Pinheiros
Rua: Deputado Lacerda Franco, 333 – Pinheiros
Ingressos: R$20,00
Temporada: 13 de agosto a 18 de setembro
 

Texto: Renata Forato