O Logo da Escola

Publicado em: 28/10/2010 |

Um círculo, 5 setas e quatro módulos com 7 retas desenhados com giz branco sobre uma lousa preta são os símbolos que formam o logotipo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, desenvolvido por J.C. Serroni, cenógrafo, figurinista e arquiteto especializado em espaços teatrais e um dos mais respeitados e premiados profissionais desse setor.

Serroni foi um dos coordenadores do Departamento de Cenografia da Rádio e TV Cultura e, por mais de uma década, coordenou o Núcleo de Cenografia do CPT – Centro de Pesquisas Teatrais do Sesc/SP. Publicou o livro “Teatros do Brasil” e está trabalhando no próximo, intitulado “História da Cenografia Brasileira”.  Atualmente, é o coordenador geral do Espaço Cenográfico de São Paulo, um laboratório permanente de reflexão e pesquisa cenográfica e coordenador dos cursos de Técnicas de Palco e Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro.

De acordo com Serroni, a concepção para esse logotipo surgiu em um momento em que os idealizadores da Escola estavam muito envolvidos e apaixonados com o projeto de criar um local onde artistas formam artistas. “Certo dia sentei para criar um signo que traduzisse esse momento. Percebi, então, que deveria ser mais intuitivo do que um logo criado por meio de regras, conceitos técnicos ou de design.”

Deste modo, o nome da Escola foi centralizado em um círculo que, segundo Serroni, representa o primeiro espaço teatral, onde o público se reunia ao redor de uma fogueira ou de uma pedra para assistir aos espetáculos. “Esse círculo também lembra um teatro de arena que, enquanto espaço teatral, é considerado um local despojado, de reflexão e que valoriza o texto. Isto é, um campo mais íntimo.”

Devido à sua ligação com o ambiente acadêmico e a relação com o ensino, o logo se situa em um quadro negro imaginário, com todos os elementos desenhados em giz branco. “A ideia é relembrar o artesanal, a relação humana entre mestre e aprendiz.”

A série de setas desenhadas em diversos sentidos representa o encontro e o desencontro, o de fora para dentro, o chegar e o sair. Já a seta que amarra todo o logo, retrata movimento, vai para o alto, para cima e para fora, criando uma ideia de movimento contínuo.

Os quatro Módulos do sistema pedagógico da SP Escola de Teatro, Verde, Amarelo, Azul e Vermelho, são representados pelas arquibancadas que circundam o nome da Escola. Em cada uma delas se pode contar 7 linhas. “Esse número tem a ver com as relações cabalísticas, com a mandala, os 7 dias da criação, as 7 cores do arco-íris e as 7 notas musicais”, conclui Serroni.

Acesse o TeatroCast  e veja entrevista com J.C. Serroni