“O Futuro Chegou Ontem”, solo-manifesto de Kleber di Lázzare, faz sessão única no Sesc 14 Bis

Publicado em: 05/02/2024 |

Peça O Futuro Chegou Ontem. (Foto: Cleber Correa.)

Peça O Futuro Chegou Ontem. | Foto: Cleber Correa.

A proposta do solo-manifesto “O Futuro Chegou Ontem”, escrito, concebido e interpretado por Kleber di Lázzare, é criar uma reflexão sobre as contradições existentes no Brasil do presente e do passado. O espetáculo fará sessão única seguida por um debate no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, no dia 6 de fevereiro, às 20h.

Na semana que antecede o carnaval, a montagem traz um pierrô maltrapilho abandonado à própria sorte no meio da avenida por onde sua escola de samba desfilou em um tenebroso ‘último carnaval’. Por esse lugar, estão espalhados restos de confetes, serpentinas e corpos, sobras das histórias, vestígios de violências e marcas de crueldade.

Transitando entre o presente e o tempo passado/histórico, esse palhaço das ruas e da folia toma a avenida vazia de vida e de oxigênio e narra a sua derrocada. Ele remonta, dentro de um estado de alucinação, os últimos atos da comunidade da sua Escola de Samba na luta por (R)existirem.

O solo teatral busca criar escritas para a cena a partir dos medos, dos desejos, das perdas, dos ganhos, dos conflitos, das respirações resistentes, das asfixias forçosas, das contradições e das inércias de um país e de um povo, tendo o Carnaval como pano de fundo. Ele olha também para a necessidade inadiável de criar movimentos que nos tomou nos últimos meses e que encontra ecos em diversos outros momentos da nossa história.

Sinopse

Um pierrô maltrapilho, um mendigo, está abandonado à própria sorte no meio da avenida por onde sua escola de samba desfilou em um tenebroso ‘último carnaval’. Esse palhaço das ruas e da folia toma a avenida vazia de vida e de oxigênio e narra a sua derrocada. Um olhar afiado e necessário para o nosso tempo e para essa construção já tão ameaçada que chamamos de nação. É fato: ela pode vir a desabar a qualquer momento.

“O Futuro Chegou Ontem” – um solo manifesto – com debate logo após o espetáculo

Apresentação: 6 de fevereiro, às 20h

Onde: Sesc 14 Bis – Teatro Raul Cortez

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista

Ingressos: R$50,00 (inteira), R$25,00 (meia) e R$15,00 (credencial plena).

Duração: 75 minutos

Classificação:14 anos

Acessibilidade: teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Dramaturgia, Concepção e Interpretação: Kleber di Lázzare

Direção de Produção: João Noronha

Realização: RN Produções Artísticas e SESC

Notícias | 26/ 04/ 2024