O Fotógrafo Maurício Cuca

Publicado em: 30/07/2012 |

Até hoje, seis galerias virtuais compunham o site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Agora, este espaço, dedicado a expor fotografias de teatro tiradas pelas lentes de diferentes profissionais, ganha mais um integrante oficial: Maurício Cuca.

Entre um extenso leque de trabalhos, ele foi o responsável por registrar a primeira edição do SP Dramaturgias, promovida pela Instituição, em 5 de junho. Algumas das imagens do evento podem ser vistas aqui

Para ver a galeria de fotos de Cuca, clique aqui.

Trajetória

Maurício Cuca começou a trabalhar com fotografia em 2008, como assistente do fotógrafo Pablo Pinheiro. No mesmo ano, clicou a temporada do espetáculo “Fábulas”, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, por meio do projeto “Fábulas na Escola”, fomentado pela Lei Câmara Cascudo, e que resultou na publicação de um livro homônimo. Com os Clowns, fotografou, em 2009, o processo de montagem do espetáculo “O Capitão e a Sereia”, em Natal, e durante a sua temporada no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo.

Ainda com o grupo, registrou o processo criativo de “A Farsa da Boa Preguiça”, no Rio de Janeiro, projeto de montagem compartilhada entre os Clowns e o Grupo Ser Tão (João Pessoa – PB), além de acompanhar sua turnê pelo Nordeste, em 2010. Produziu ainda as imagens das edições de 2010 e 2011 da Revista Balaio.

Além do trabalho desenvolvido com os Clowns, Cuca foi responsável pelo registro de imagem de diversos espetáculos de dança e teatro, revistas, shows musicais, eventos etc. Dentre eles, os espetáculos “Till, a Saga de Um Herói Torto”, do Grupo Galpão; “A Comédia do Trabalho”, da Companhia do Latão; “Aqueles Dois”, da Cia. Luna Lunera; “Espiral Brinquedo Meu”, de Helder Vasconcelos; “A Mala”, de Adelvane Néia; “O Mundo Está Virado”, do Grupo Imbuaça; “Isso te Interessa?”, e “Descartes com Lentes”, ambos da Companhia Brasileira de Teatro.

Clicou, ainda, o Festival Mada (Música Alimento da Alma) e o Festival MPBeco, fotografou artistas como Lirinha, Marcelo Jeneci, Biquíni Cavadão, Leila Pinheiro, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o show “O Sabor do Gesto”, de Zélia Duncan. Produziu as imagens de algumas revistas, como “Unimed e Você”, “Empresas & Empresários”, “Natal Decor”, “Mix”, “ArtKasa”. Tem publicações nos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Em 2012, produziu as imagens de capa e miolo do livro “Recomendações a Todos”, de Alex Nascimento, fotografou a leitura dramática de “A Falecida”, da Cia. Livre de Teatro, no Sesc Belenzinho, durante a Virada Cultural, e registrou a temporada de “O Capitão e a Sereia”, do Grupo Clowns de Shakespeare, na Sala Carlos Miranda, na Funarte, em São Paulo.

Atualmente atende a Cosern (Companhia Energética do Rio Grande do Norte), coordenando uma equipe de três fotógrafos.