EN | ES

O Festival de Curitiba está com os cadastros abertos para o Fringe

Publicado em: 28/09/2010 |

 

Companhias profissionais de teatro de todo o Brasil já podem cadastrar seus projetos para participar da mostra de artes cênicas (Fringe), que pertence à programação paralela do Festival de Curitiba.
 
 
Criado na sétima edição do Festival de Curitiba, em 1998, o Fringe foi inspirado no modelo do Festival Internacional de Edimburgo, Escócia, onde, em 1947, coletivos e grupos teatrais que não estavam na programação oficial da mostra resolveram criar um evento paralelo do qual pudessem participar.
 
 
Fringe é um termo que em inglês significa “franja” ou “margem”, a ideia é que ele propicie uma vitrine do teatro nacional, uma oportunidade para as companhias terem seus trabalhos expostos à crítica especializada, produtores de espaços e outros eventos que circulam pela programação a convite da organização. E, da mesma forma que em Edimburgo, esse projeto não tem curadoria.
 
 
Em 2011, o Festival de Curitiba, que completa 20 edições, será realizado entre 29 de março e 10 de abril e pretende levar o teatro ainda a mais regiões da cidade. Durante o evento, além de espaços tradicionais de apresentação, a arte marcará presença em barracões, ruas, praças e bares.
 
 
O cadastro dos projetos é online e deve ser feito no site www.fringe.com.br até o dia 1º de dezembro.
 
 
O Festival de Curitiba
 
 
O Festival de Curitiba consolidou-se como uma imensa vitrine para artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior. Um espaço para todas as artes que mantém o pé firme no teatro, mas reúne dança, circo, stand-up, improviso, teatro físico e até gastronomia. Abrange propostas tradicionais, mas também aquelas que propõem desafios ao público e traçam novos caminhos para a arte.
 
 
 
Na plateia, gente de todo o Brasil. Em sua trajetória de duas décadas, o Festival de Curitiba se consolidou como referência no cenário teatral brasileiro e reservou seu espaço na agenda cultural do País.
 
 
 
A primeira edição do Festival foi no dia 19 de março de 1992 e trouxe ao Paraná grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa e Gabriel Vilella. Desde então, Curitiba transformou-se em um imenso palco, onde – até a edição passada – foram apresentados cerca de 2.800 espetáculos encenados para um público estimado em 1,6 milhão de pessoas.
 
 
 
Serviço:
20º Festival de Curitiba
Datas: 29 de março a 10 de abril de 2011
Informações e cadastros: www.fringe.com.br