O Debate Teatral em Novo Formato

Publicado em: 30/07/2010 |

A equipe de Comunicação e Ideias, responsável pelo portal eletrônico da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, inaugura novas seções a partir da próxima semana e reforça as ações já existentes, como o Bate-Papo Online e a Coxia.

Papo de Teatro, Ponto, Teatrocast e InDica incrementam a discussão e a divulgação teatral no site da Escola. Além disso, outras novidades estão sendo preparadas como, por exemplo, a Biblioteca Virtual das Artes do Palco, com lançamento previsto para este ano.

“Essas ações demonstram a preocupação da SP Escola de Teatro em levar para a população o atual debate sobre as artes do palco. Foram criadas para aproximar o público da Escola. Cada vez mais, o portal eletrônico da Instituição se transforma em um ponto de referência e discussão teatral”, declara Ivam Cabral, diretor artístico da Escola.

Saiba mais sobre as novas seções e as ações já existentes.

PAPO DE TEATRO
Entrevistas com profissionais das artes do palco. Os artistas são convidados a responder cerca de 30 perguntas que entrelaçam sua história pessoal e profissional. Para quem lê, além de um panorama do teatro contemporâneo, fatos e curiosidades do universo das Artes Cênicas. A nova seção será publicada em nosso site todas às segundas-feiras.

PONTO
O Ponto era um profissional que ficava escondido em um lugar estratégico do palco e, durante a realização de um espetáculo, lia o texto em voz baixa para os atores, com o objetivo de auxiliar a continuidade da peça. Hoje, com o avanço da tecnologia, alguns encenadores usam o Ponto Eletrônico para evitar o esquecimento de textos e marcações. O segundo caso geralmente ocorre em grandes produções. Em homenagem a este profissional, a Escola inaugura esta seção, que trará, sempre às terças-feiras, curiosidades sobre a história do teatro mundial.

TEATROCAST
O Treatrocast é um espaço aberto para artistas e profissionais das artes do palco divulgarem seus projetos. Com formato dinâmico, o vídeo também apresenta informações sobre teatro, assim como alguns projetos da Escola. Todas as quartas-feiras um Treatrocast coloca em evidência o movimento da cena teatral paulista.

BATE-PAPO ONLINE
Tradicionalmente, às quintas-feiras, a Escola apresenta o Bate-Papo Online, das 16h às 17h. O projeto é realizado desde março. A cada semana, um novo profissional das artes do palco e áreas afins é convidado para mobilizar a reflexão, o debate e a troca de experiência do teatro brasileiro.

INDICA
A seção InDica será publicada todas as sextas-feiras. Nela, artistas indicam livros, filmes, músicas, exposições e espetáculos que consideram imperdíveis ou que serviram como fonte de inspiração para compor a sua obra.

COXIA
A Coxia é o informativo semanal da SP Escola de Teatro. Para se cadastrar, basta preencher o formulário em nosso site com o seu nome completo e endereço de e-mail. Todas as segundas-feiras, um novo informativo é enviado para o seu contato com as últimas notícias e os próximos acontecimentos da Instituição. Programe-se. Todos os dias uma novidade em nosso site para você.

ENCICLOPÉDIA
A Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, hoje com mais de mil verbetes, tem como propósito documentar e mapear o teatro brasileiro, de forma dinâmica e interativa. Para isso, optou por formatar o projeto utilizando-se da ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa criar, adicionar ou melhorar as informações já publicadas. Com ajuda de colaborares, a Enciclopédia pretende criar o maior e mais completo acervo de verbetes sobre profissionais de teatro de todo o Brasil. Veja aqui como criar o seu verbete na Enciclopédia.

BIBLIOTECA
Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2010, a Biblioteca Virtual das Artes do Palco tornará disponível um acervo especializado em Artes Cênicas, onde constarão peças de teatro, artigos, ensaios e outros materiais para download gratuito. Fique atento em nosso site. Em breve, mais informações.