O Circo na Sala de Aula

Publicado em: 05/10/2010 |

“Entre Risos e Lágrimas – O Teatro no Circo (da Pantomima aos Dramas)” é um ciclo de estudos que pretende criar um banco de dados sobre a dramaturgia teatral circense. A primeira fase, que recebeu o nome de Palhaçaria, conta com a participação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e das escolas de palhaços e de humor do Núcleo de Formação dos Doutores da Alegria.

O projeto convidou os palhaços Xuxu e Haroldo, para, na próxima quinta-feira (6), falar sobre sua história, sua arte e seus saberes e, na seqüência, apresentar números circenses no Centro de Memória do Circo. Num momento posterior, os alunos vão praticar o que aprenderam sob a orientação de suas respectivas escolas e palhaços mestres.

Colaboram ainda nesta primeira fase o professor doutor Mário Fernando Bolognesi, responsável pelo registro escrito de alguns clássicos da palhaçaria tradicional do circo e dos palhaços mestres Pepim (Raul Hernando Robayo), Picoli (Benedito Sbano), Picolino (Roger Avanzi), Pururuca (Brasil João Carlos Queirolo) e Xuxu (Franco Alves Almeida).

Dramas e Farsas e Comédias são os nomes que receberam as outras duas fases que integram esse ciclo de estudos. O projeto tem por objetivo promover intercâmbio entre o circo, a academia e gerações formadas pelos circos itinerantes de lona e escolas de circo, além de fortalecer a parceria do Centro de Memória do Circo com o Arquivo Miroel Silveira.

Na finalização de “Entre Risos e Lágrimas – O Teatro no Circo (da Pantomima aos Dramas)”, os aprendizes apresentarão as cenas cômicas desenvolvidos durante o processo, na Sala Olido, no dia do Palhaço (10 de dezembro). E todo esse material fará parte do banco de dados sobre a dramaturgia teatral circense.

O projeto reúne alguns dos maiores e mais importantes palhaços que atuam hoje em São Paulo: Picolino II (Roger Avanzi, um dos mais importantes memorialistas do circo brasileiro e que influenciou diretamente o trabalho de grupos como os Parlapatões, La Mínima e Doutores da Alegria), Picoli (Benedito Sbano – cômico principal de um dos mais respeitáveis clãs circenses do País, a família Sbano), Pururuca (Brasil João Carlos Queirolo – representante do famoso clã Queirolo, que fez do seu circo uma verdadeira escola de cômicos), Pepin (Raul Hernando Robayo – que atuou em diversos circos tradicionais) e Xuxu (Franco Alves Monteiro – que, entre outros feitos, foi o último parceiro do palhaço Piolin).

A iniciativa do projeto é do Centro de Memória do Circo (CMC), que faz parte do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, em colaboração com o Arquivo Miroel Silveira (AMS), que integra a Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), liderada pela coordenadora do CMC, Verônica Tamaoki, e pelo pesquisador do AMS, professor doutor Walter de Sousa, que defendeu tese de doutorado e realiza pesquisa de pós- doutorado com bolsa Fapesp sobre o palhaço Piolin.

Confira a programação:

06/10 | Xuxu e Haroldo
18/10 | Pepin e Florcita
20/10 | Picoly e Bacalhau
25/10 | Pururuca e Mingau
27/10 | Picolino e Fusca-Fusca

Serviço:

Local: Centro de Memória do Circo
Avenida São João, 473 – Térreo
Número de vagas na plateia: 10.
Inscrições: [email protected]
Telefone: 3397.0199