O Circo Chegou

Publicado em: 18/08/2011 |

O grupo “Circo Teatro da Ilusão” foi às ruas ouvir diferentes histórias sobre o circo e a alegria contagiante que ele traz consigo. Todas as informações foram usadas para a criação de um espetáculo. O resultado dessa pesquisa? A peça “O Circo Imaginário”. Leia os próximos parágrafos.

O coletivo responsável pela montagem é formado por cinco artistas, dentre os quais três são aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco: Adalberto Lima, do curso de Direção, Alex dos Santos, de Sonoplastia, e Gustavo Guimarães, de Humor. Eles trabalham em conjunto com os atores Mônica Nassif e José Cruz (ex-aprendiz de Humor da Escola).

Por acreditar que a arte pode ser difundida mais facilmente em lugares públicos, o grupo decidiu apresentar-se em praças e áreas de convivência em geral. Estes espaços aproximam o público do teatro e repelem a sensação de não pertencimento. Dessa forma, acreditam, cumpre-se a função transformadora e reflexiva da arte.

As pesquisas realizadas na fase de criação da montagem se basearam em relatos de algumas pessoas sobre o circo; de que forma elas eram tocadas por este universo e as lembranças que possuíam dele. Além disso, o grupo estudou as diferenças entre o circo tradicional e o contemporâneo e como a chegada deste evento alterava o cotidiano das pessoas e dos locais por onde passava.

Segundo Guimarães, um dos palhaços do elenco, o imaginário e a memória afetiva sobre o mundo do circo são os fios condutores do espetáculo. A encenação é uma releitura de diversos e famosos quadros circenses, os quais despertam a lembrança que cada um tem do circo.

O aprendiz conta, ainda, que eles já se apresentaram, também, em locais fechados, como, por exemplo, na seguradora Porto Seguro e no Colégio Agostiniano. “Aprendi a manipular a bola de contato por conta do espetáculo na Porto, em especial”, confessa Guimarães.

“Nós resolvemos nos juntar no meio do ano passado. A criação desse espetáculo foi uma iniciativa que partiu de nós da Escola, com o objetivo de somar. Conseguimos isso por sermos de cursos diferentes, o que agrega bastante conhecimento”, conta o diretor Adalberto Lima.

Outra questão abordada por Lima é sobre a “auto-suficiência” do grupo. “Somos um coletivo que supre suas próprias necessidades. Nós mesmos fazemos nossa maquiagem, nosso cenário e nossas cenas.”

Além desse espetáculo, o Circo Teatro da Ilusão apresenta, no próximo mês (18/09), outro trabalho de seu repertório: “O Mundo das Fábulas”.

Saiba mais sobre o coletivo e o espetáculo clicando aqui.

“O Circo Imaginário”

Quando: 21 de agosto, às 15h.

Onde: Sesc Interlagos – Espaço Ludoteca

Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial

Ingressos: R$7*

“O Mundo das Fábulas”

Quando: 18 de setembro, às 15h.

Onde: Sesc Interlagos – Espaço Ludoteca

Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial

Ingressos: R$7*

*Para idosos acima de 60 anos e crianças até 4 anos incompletos, a entrada é franca. Para crianças de 4 a 12 anos incompletos, o valor é R$1,50.

Texto: Jéssika Lopes