O Ator e a Palavra

Publicado em: 27/04/2011 |

A atuação, a escuta e a simbiose com a voz estarão em pauta no próximo Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A Conversa, marcada para quinta-feira (28/04), entre as 16h e 17h, será conduzida pela atriz, diretora, professora e radialista Mirna Spritzer.

Ao discutir as relações entre silêncio, escuta e as práticas poéticas da palavra, Mirna propõe uma relação que contribua para uma voz criadora implicada na produção do dizer e que, na mesma medida, seja dirigida para o outro que escuta. “Falamos porque escutamos, porque há um espaço que nos precede enquanto vozes. É a voz do outro, o som do mundo, o silêncio improvável. No silêncio há palavras não ditas, palavras contidas, por dizer. É nesta paisagem sonora que intervém a nossa voz”, explica.

Segundo a atriz, a ideia de uma escuta criativa e ativa, seja na parceria da contracena ou na interlocução com o ouvinte, é uma ação de escuta sensível com todos os sentidos. “Temos um repertório de escuta que nos faz criar sons, vozes, ambientes e reconhecer espaços e timbres. É desse repertório que nasce a composição vocal do ator e a sustentação da imaginação do ouvinte.”

Mirna entende que os elementos que circunscrevem estas práticas, tais como a escuta, o silêncio, a presença e a imaginação, criam as condições para uma performance da leitura. Assim, em seus estudos, ela problematiza a implicação do corpo nas experiências contemporâneas de literatura oral e de teatro, colocando em ênfase a voz criadora.

Além de cercar a discussão nas muitas vozes do ator, suas imagens, sonoridade e sentidos do texto, a atriz também utilizará estudos de Paul Zumthor, Walter Benjamin e Jerzy Grotowski, como base para a conversa.

Graduada em Artes Cênicas, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mirna é professora e pesquisadora no Departamento de Arte Dramática e Mestrado em Artes Cênicas da mesma universidade, onde desenvolve pesquisa sobre o ator e a palavra.

Trabalha com preparação de atores para o teatro, televisão e cinema. Também se apresenta como leitora nos vários lançamentos de obras da literatura nacional, como as do escritor Moacyr Scliar e assina a autoria dos livros “A Formação do Ator, um Diálogo de Ações”, pela editora Mediação, e “Bem Lembrado, Histórias do Radioteatro em Porto Alegre”, pela editora AGE.

Serviço:

Bate-Papo Online com Mirna Spritzer