Novos Modos de Produção de Sentido na Dramaturgia Brasileira

Publicado em: 23/09/2010 |

Nas últimas décadas, foi possível identificar diferentes tipos de dramaturgias. Não apenas a do autor, mas, também, a do diretor, a do ator, assim como a do espaço, a da luz e a da cena. Tal alargamento de paradigmas buscou, e continua buscando, a criação de novos procedimentos formais, propondo nessa renovação uma relação também inédita que transforma o espectador em leitor ativo das pistas que o texto fornece.

Com o objetivo de construir provocações acerca dessa dramaturgia, do lugar que ela tem ocupado, e, principalmente, do seu modo de produção de sentido, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco realiza uma mesa de discussão que recebeu o nome de “Novos Modos de Produção e Sentido na Dramaturgia Brasileira”.

Mediada pela dramaturga Marici Salomão, com a presença de Rogério Toscano,dramaturgo e professor de teoria teatral, e Roberto Alvim, dramaturgo, diretor e ator, a mesa será realizada na terça (28) e tem como proposta fazer uma reflexão não só acerca dos modos de produção de sentido da dramaturgia brasileira mas, também, de pensar o fazer teatral por completo, em todas as suas instâncias.

“A dramaturgia contemporânea ganhou novo estatuto, ao deixar a mera condição de texto literário para alçar o patamar de texto cênico, realização que se tornou possível quando a própria teatralidade contaminou o texto teatral. O que antes era apenas mito (enredo, história) passou a abarcar a opsis (o espetáculo, a representação)”, revela Marici.

As mesas de discussão são mensais, gratuitas e tiveram início em maio com a presença de Gloria Beuttenmüller, discutindo o tema da Vocalidade Contemporânea, com performances de Andrea Kaiser e Andrea Drigo e mediação de Isabel Setti. Já a última mesa foi realizada com a mediação de Luis Fernando Ramos e a presença da diretora argentina Vivi Tellas, que abordou o tema do Teatro de Família.

Serviço:
Mesa de Discussão “Modos de Produção e Sentido na Dramaturgia Brasileira”
Participantes: Rogério Toscano, Roberto Alvim e Marici Salomão
Data: 28 de setembro
Local: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
Endereço: Av. Rangel Pestana, 2.401 – Brás