EN | ES

Novos debates sobre pedagogia do teatro na Sede Roosevelt

Publicado em: 25/06/2013 |

E prossegue o Colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”, que tem entrada gratuita e é aberto ao público, na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Com curadoria e mediação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA/USP, o Colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro. Os assuntos, que se estenderão até o final deste ano, serão debatidos em 13 mesas. “Incorporamos no Colóquio, temáticas que alcançaram projeção significativa no discurso internacional e que pertencem aos conhecimentos reunidos na área. Os encontros pretendem se caracterizar como disciplina de integração entre os polos teatro e pedagogia, bem como de disciplinas limítrofes”, observa Ingrid Koudela.

A 7ª mesa está programada para hoje (25), às 19h, e trará para o debate a diretora e atriz Beth Lopes, a Prof.ª Dr.ª Christine Greiner e a Prof.ª Dr.ª Tania Brandão. Elas falarão sobre “A performance e a pedagogia do teatro”.

Sobre as participantes das Mesas
Beth Lopes

Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria — UFSM (1979), mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo/USP (1992), doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo/USP (2001), pós-doutorada no programa de Linguística da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Análise do Discurso sobre a Memória do Ator (2006), e na Tisch School of Arts, na New York University (2009-2010). É professora da USP e atua na Interpretação Teatral. Como encenadora de espetáculos experimentais, desde os anos 90, desenvolve a prática da sua pesquisa artística com a Companhia de Teatro em Quadrinhos. É membro da diretoria do Hemispheric Institute of Performance and Politics.

Christine Greiner

Professora do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC/SP. Ensina nos cursos de Comunicação das Artes do Corpo e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, onde coordena o Centro de Estudos Orientais. É autora dos livros “O Corpo em Crise — Novas Pistas e o Curto-Circuito das Representações” (2010), “O Corpo — Pistas para Estudos Indisciplinares” (2005), “Butô — Pensamento em Evolução” (1998) e “Teatro Nô e o Ocidente” (2000). Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1981), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1991), doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1997), pós-doutorada pela Universidade de Tóquio (2003), pela International Research Center for Japanese Studies (2006) e pela New York University (2007).

Tania Brandão
Professora universitária, pesquisadora e crítica teatral. Graduada em História pela UFRJ em 1974, começou a trabalhar com a pesquisa em teatro na mesma década. Nos anos 1980, assumiu a função de crítica teatral, trabalhando publicações como “IstoÉ” e “Última Hora”. Além disso, tornou-se docente do curso de Teatro da UniRio, onde orienta mestrandos e doutorandos sobre teatro brasileiro. Em 1998, defendeu seu doutorado em História Social, “Peripécias Modernas — Companhia Maria Della Costa”. Em 2009, editou o livro “Uma Empresa e Seus Segredos — Companhia Maria Della Costa”. Integrou o júri do Prêmio Shell do Rio de Janeiro. Atualmente, é jurada dos Prêmios APTR e Cesgranrio. Faz parte também da comissão curadora do Festival de Curitiba. Além disso, é crítica teatral do jornal “O Globo”, onde escreve mensalmente.

Serviço
Colóquio: “O que é a pedagogia do teatro?”

Mesa 7: “A Performance e Pedagogia do Teatro”
Com Beth Lopes, Christine Greiner e Tania Brandão
Quando: Terça-feira (25), das 19h às 21h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Grátis.

 

Texto: Esther Chaya Levenstein