Novo livro “Trilogia das Pessoas” reúne três dramaturgias da Cia. Os Satyros

Publicado em: 18/09/2023 |

Acontece em 23 de setembro, das 17h às 19h, no  Espaço dos Satyros, na Praça Roosevelt, o lançamento do livro “Trilogia das Pessoas”, reunião de três textos produzidos pela Cia. de Teatro Os Satyros na última década: “Pessoas Perfeitas” (2014), “Pessoas Sublimes” (2016) e “Pessoas Brutas” (2017).

As dramaturgias, escritas por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, que ganharam edições próprias à época de suas estreias, estão reunidas neste novo volume, editado pela Editora Giostri.

Para comemorar o lançamento do livro, os Satyros prepararam alguns encontros com os dois autores e com pesquisadores convidados, que acontecerão nos dias 26/9 (terça-feira) e 27/9 (quarta-feira), sempre a partir das 19h, no Espaço dos Satyros (Praça Roosevelt, 214) .

“Trilogia das Pessoas”, o livro

Com esta “Trilogia das Pessoas”, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez abordam os dramas e desafios de uma nova geração de moradores da cidade de São Paulo, com olhares mais elaborados sobre uma cidade que se modifica profundamente a todo instante.

Em “Pessoas Perfeitas”, somos convidados a explorar a busca incessante pela sobrevivência de personagens solitários em uma metrópole opressiva, onde os afetos foram todos estilhaçados. A pressão para recriar laços com o mundo leva esses seres anônimos do centro de São Paulo a questionar até que ponto pode chegar a luta pela vida.

Em “Pessoas Sublimes”, nos encontramos com personagens oníricos em uma paisagem bucólica da periferia de São Paulo, no bairro de Parelheiros, em busca de significado e transcendência. Nessa obra instigante, somos desafiados a confrontar nossos desejos mais íntimos e a enfrentar os dilemas da existência humana, onde vida e morte se encontram no tempo e no espaço.

Por fim, em “Pessoas Brutas”, nos confrontamos com a brutalidade de personagens perdidos no caos urbano. Essa peça visceral expõe o lado mais cruel da vida dos anônimos do centro paulistano, levando-nos a refletir sobre os recantos obscuros da alma humana.

As três peças marcaram a cena teatral contemporânea, com apresentações em São Paulo e em diversas cidades brasileiras, além de apresentações no exterior, em Cuba. Dentre várias premiações, “Pessoas Perfeitas” venceu o prêmio Shell de melhor espetáculo e prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, de melhor texto.

Capa do livro "Trilogia das Pessoas": obra reúne três dramaturgias da Cia Os Satyros, com lançamento na SP Escola de Teatro.

Capa do livro “Trilogia das Pessoas”: obra reúne três dramaturgias da Cia Os Satyros, com lançamento na SP Escola de Teatro. | Foto: Divulgação

Obra comentada

Com prefácio do ator Hugo Possolo, “Trilogia das Pessoas” traz comentários dos textos escritos por alguns atores que participaram das montagens e por pesquisadores e críticos de teatro.

O texto “Pessoas Perfeitas” traz comentários dos atores Eduardo Chagas, Fernanda D’Umbra e Henrique Mello. “Pessoas Sublimes” é analisado pelas atrizes Helena Ignez e Maria Tuca Fanchin; pelo crítico e pesquisador Ferdinando Martins; e pelo jornalista, poeta e dramaturgo Guilherme Dearo. Por fim, “Pessoas Brutas” tem comentários da dramaturga e pesquisadora Marici Salomão; e dos atores Alex de Jesus, Julia Bobrow e Sabrina Denobile.

Encontros com pesquisadores e os autores do livro

Cinco conferências estão programadas para celebrar o lançamento de “Trilogia das Pessoas”:

Terça-feira, 26/9
19 h – “A dramaturgia dos invisíveis da metrópole de São Paulo” – Miguel Arcanjo Prado
20h – “A história da Cia. de Teatro Os Satyros” – Ferdinando Martins

Quarta-feira, 27/9
19h – “O processo de criação do espetáculo Pessoas Perfeitas” – Eduardo Chagas
20h – “O processo de criação do espetáculo Pessoas Brutas” – Rodolfo García Vázquez
21h – “O processo de criação do espetáculo Pessoas Sublimes” – Ivam Cabral

Os autores

IVAM CABRAL é doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Ator, cineasta e dramaturgo, fundou, ao lado de Rodolfo García Vázquez, a Cia. de Teatro Os Satyros, em 1989. Como ator, participou do elenco de vários espetáculos e atuou em mais de 30 países. Publicou mais de 20 livros entre crônicas, infantil e dramaturgia, tendo sido premiado e traduzido para o espanhol, inglês, sueco e alemão; além de ter sido editado em Angola, Cuba e Reino Unido. Recebeu os mais importantes prêmios do teatro brasileiro. Também escreve para cinema e televisão. Dirigiu, ao lado de Rodolfo García Vázquez, os longas-metragens “A Filosofia na Alcova” (2017) e “A Arte de Encarar o Medo” (2021). É diretor executivo da SP Escola de Teatro, de São Paulo. Também atua como psicanalista e curador.

RODOLFO GARCÍA VÁZQUEZ é diretor, dramaturgo e cineasta. Cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros, recebeu os mais importantes prêmios do teatro brasileiro. Doutorando em Teoria Teatral na Universidade de São Paulo, dirigiu trabalhos em 36 países, como Estados Unidos, Suécia, Alemanha, África do Sul, Cabo Verde e Quênia, dentre outros. Publicou mais de uma dezena de livros. Como cineasta, dirigiu os longas-metragens “Hipóteses para o Amor e a Verdade” (2014), “A Filosofia na Alcova” (2017) e “A Arte de Encarar o Medo” (2021). Desde 2020, faz parte do conselho editorial da revista Theatre, Dance and Performance Training. Coordenador do curso de Direção Teatral da SP Escola de Teatro, é, também, professor convidado das Universidades das Artes de Estocolmo e Helsinki.

LANÇAMENTO DO LIVRO “TRILOGIA DAS PESSOAS”
Editora Giostri, 248 páginas
Data: 23 de setembro, das 17 às 19h
Local: Espaço dos Satyros (Praça Roosevelt, 214)