EN | ES

Nove Palhaços em Cena

Publicado em: 31/10/2011 |

Para explicar sobre o uso consciente e a importância da água para o mundo, a atriz e diretora teatral Cida Almeida reuniu nove palhaços e uma série de aventuras em um único palco, resultando no espetáculo infanto-juvenil “Água”.

 

O Sr. Odilon Lindo, Micolino Barreira, Tito Biando, Jerônimo A. Scripka, Otto Paiaço, Brenda Farfalle, Bromélia, Clowndete e Dora Fuxico são os palhaços que vão em busca da água que desapareceu, após o uso indevido dela. A peça mistura circo, teatro e pantomina (gestual), fazendo uma homenagem aos circos “panos de roda”, antiga modalidade de espetáculo na qual não havia lona cobrindo picadeiro e as principais atrações eram as montarias e as touradas.

 

A diretora observa que a intenção é falar de um assunto que interessa a todos de forma atrativa. “A questão da água nos serve como um fio condutor, um incremento ao recurso dialógico que permitiu colagens peculiares de números e cenas. Pretende-se aqui tratar o tema não de forma enfadonha e moralista, mas como um elemento que percorre toda a fábula.”

 

“Água” é parte da comemoração da companhia Clã – Estúdio das Artes Cômicas, que, neste ano, completa uma década de existência. Sua pesquisa se desenvolve a partir da linguagem das máscaras e, especialmente, a máscara do palhaço, buscando sua verdadeira essência, formação técnica e ética e, ainda, sua identidade cultural e artística.

 

Além de comandar o Clã, Cida é coordenadora da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, que divide espaço com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, onde, neste ano, a artista ministrou o curso de Difusão Cultural “A Pedagogia das Máscaras na Busca de uma Identidade”.

 

 

Serviço

“Água”

Quando: Sábado (5/11), às 16h

Onde: Parque da Luz

R. Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro – São Paulo

Informações: [email protected] ou www.cladasartescomicas.com.br

 
 
Texto: Jéssika Lopes