Nota de pesar: morre o ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos

Publicado em: 21/12/2022 |

Morreu no fim da madrugada desta quarta-feira, 21, o ator e diretor Pedro Paulo Rangel. A informação foi confirmada pela família.

O artista de 74 anos estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. Ele encarava a doença desde 2002 e havia sido internado no início do mês de novembro, para tratar do quadro. No último dia 14 de dezembro, a sedação foi suspensa em uma tentativa de extubá-lo. Na ocasião, os médicos afirmavam que o quadro do ator ainda era grave.

Descobriu o gosto pelo teatro aos 11 anos, por meio de um vizinho que era ator amador. Ainda na infância, integrou o elenco da peça infantil O Bruxo e a Rainha. Mais tarde, estudou no Conservatório Nacional de Teatro, hoje a escola de teatro da UNIRIO.

Teve sua primeira experiência no teatro adulto na peça Roda Viva, de Chico Buarque, dirigida por Zé Celso, com quem também trabalhou na peça Galileo Galilei. Na época, atuou ainda em uma montagem de Romeu e Julieta, dirigida por Jô Soares. Em 1970 fez seu primeiro protagonista, Jorginho, o Machão, dirigido por Clóvis Bueno. Em 1982 recebeu seu primeiro Prêmio Moliére de melhor ator, por seu trabalho na peça A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Sousa.

Participou de vários sucessos na TV Globo, entre eles, as novelas Vale Tudo e A Indomada. Entre outras obras de destaque estão as novelas Gabriela, Saramandaia, Torre de Babel, Desejo Proibido, Amor Eterno Amor, e as minisséries A Muralha, O Quinto dos Infernos e O Dentista Mascarado, sua última atuação na Globo.

Os colaboradores da SP Escola de Teatro lamentam a perda desse grande artista e se solidarizam com os familiares, amigos e fãs de Pedro Paulo Rangel.

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP

Notícias | 30/ 04/ 2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro