Nota de pesar: morre a atriz Maria Fernanda, aos 96 anos.

Publicado em: 01/08/2022 |

Morreu no último sábado, 30, aos 96 anos de idade, a atriz Maria Fernanda, filha da poetisa Cecília Meireles. Ela estava internada com um quadro de pneumonia bacteriana desde a última terça-feira, 26, na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

Batizada Maria Fernanda Meirelles Correia Dias, a atriz nasceu no Rio de Janeiro em 25 em outubro de 1925. Era uma das três filhas de Meireles com o pintor português Fernando Correia Dias.

Considerada uma das últimas remanescentes da primeira geração de atrizes modernas do Brasil, Maria Fernanda dedicou mais da metade de sua vida à teledramaturgia.

Ela se consagrou no teatro:  foi Ofélia na primeira montagem brasileira da peça Hamlet, ganhou todos os prêmios teatrais do país pela icônica personagem Blanche DuBois, de Um Bonde Chamado Desejo e por anos foi jurada teatral do Prêmio Shell. Também atuou na TV, com destaque para as novelas Gabriela, Pai Herói e Dona Beija. No cinema, esteve em filmes como Sempre Resta Uma Esperança, Luz Apagada e Carlota Joaquina – Princesa do Brasil, no qual interpretou a Rainha D. Maria I, a louca.

Os últimos trabalhos de Maria Fernanda como atriz foram em 2004, na peça A Importância de Ser Fiel, do Grupo TAPA, e em 2015, no filme O Quinze, baseado na obra de Rachel de Queiroz.

Os colaboradores da SP Escola de Teatro lamentam a perda dessa grande artista e se solidarizam com os familiares, amigos e fãs de Maria Fernanda.

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões