Nos Bastidores da Família Addams

Publicado em: 26/04/2012 |

Pode-se dizer que “A Família Addams”, a superprodução inspirada no musical da Broadway e produzido pela Time For Fun, que está em cartaz no Teatro Abril, tem uma “mãozinha” da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Ou melhor, quatro pares de mãos.

Elas pertencem aos aprendizes Benilson Alves, Gabriela Fiorentino, George da Silveira e Thais Lucianelli, todos do curso de Técnicas de Palco, que foram aprovados para integrar a produção por meio de um processo seletivo mediado pelo Programa Kairós, departamento da Escola responsável pela concessão de bolsas-auxílio e a promoção de outras ações, como estágio para os aprendizes, intercâmbios culturais e a captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

Após realizarem o teste, em dezembro, os aprendizes começaram a estagiar no Teatro Abril em fevereiro – e ficam até o final da temporada da peça, em dezembro. Alves e Silveira exercem a função de maquinista, enquanto Gabriela é contrarregra e, Thais, stage manager.

Alves, que experimenta seu primeiro contato com a área, ressalta a importância do estágio em sua carreira. “Temos aulas práticas na Escola, mas é claro que o tempo não permite um aprofundamento. Estou aprendendo muitas coisas com essa oportunidade, fui muito bem recepcionado e logo de cara já comecei a desenvolver as atividades práticas.”

Ter a primeira experiência profissional em uma montagem dessa dimensão é um fator que também motiva Gabriela. “É essencial ter a oportunidade de colocar em prática o que aprendo no curso. Está sendo muito gratificante poder começar em uma produção como essa, ver cada apresentação com a casa lotada, com 1500 pessoas. Ao mesmo tempo, é uma grande responsabilidade, pois trabalhamos com pessoas que têm carreiras incríveis.”

Silveira, por sua vez, já participou de trabalhos no teatro amador, mas reconhece que a produção representa o ponto mais alto de sua trajetória. “Vindo do teatro amador, é bacana ter contato com uma produção dessa grandeza. Não posso imaginar trabalhar em uma montagem mais elaborada que essa, que conta uma equipe de 80 pessoas, e é de uma rigidez e seriedade incrível.”

Há muito admiradora do Teatro Abril e fã de musicais, Thais diz ter realizado um sonho ao conseguir uma vaga em “A Família Addams”. Ela, que estagia no departamento de stage management, acompanhou os ensaios desde o início, quando ainda nem havia cenário ou adereços, fazendo uma “ponte” entre todos os departamentos envolvidos no espetáculo e organizando para que tudo corra bem, e de acordo com o que os diretores pedem.

“Está sendo um sonho. Sempre gostei muito de musicais e assisto sempre que posso. Sempre que assistia, me imaginava do lado de lá do palco, fazendo com que tudo desse certo para a coisa funcionar em cena. Sempre assistia aos espetáculos imaginando a parte técnica, era mais que assistir a apenas um show. E agora estou realmente lá!”, revela.

Segundo os aprendizes, os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na Escola foram determinantes para o desenvolvimento de suas respectivas funções no estágio.

“O curso me trouxe um conhecimento técnico de várias etapas, desde a construção de um adereço feito com papelão, de como funcionam alguns efeitos, como funciona a caixa cênica e seus elementos, materiais usados, logística de montagem e desmontagem, leitura de plantas, e tudo isso faz parte da rotina de quem está nos  bastidores de um espetáculo. Só tenho a agradecer à SP Escola de Teatro e ao curso de Técnicas de Palco por estar vivendo algo que sempre sonhei. Sem o curso e a Escola, com certeza o caminho até lá teria sido bem mais difícil e longo”, comenta Thais.

Dentro da Matriz do curso, Benilson destaca as aulas que tiveram com o convidado Pelé, cenotécnico e maquinista do Teatro Municipal há mais de 30 anos. Com ele, os aprendizes visitaram uma série de teatros e ganharam uma noção mais ampla da caixa preta. “Acho que o mais importante do aprendizado na Escola foi que a gente teve teoria, mas pudemos experimentar, vivenciar o teatro. Isso foi essencial para chegar no Teatro Abril com um conhecimento prévio”, observa Benilson.

Apesar do pouco tempo de trabalho, os profissionais envolvidos na montagem de “A Família Addams” já reconhecem a capacidade dos aprendizes e demonstram interesse e curiosidade pela Escola. Em seus primeiros passos, esses artistas que ainda nem completaram o curso, já começam a cravar seus nomes nos bastidores do teatro.

Texto: Felipe Del